Após ter adquirido recentemente 60% do capital da Glamour, primeira loja virtual de artigos de luxo do Brasil, e do ingresso do fundo Albatroz Participações como sócio do negócio, o Dotcom Group, que deve fechar 2008 com faturamento de R$ 65 milhões, 48% superior ao registrado em 2007, tem como expectativa atingir R$ 100 milhões em vendas em 2009, o que, se confirmado, representará um crescimento de 53% em relação a este ano.
Somente no terceiro trimestre, o grupo registrou crescimento de 53% sobre o mesmo período de 2007. Em setembro, quando a crise financeira internacional se intensificou, a companhia apresentou expansão de 78% na comparação com igual período do ano passado.
Para atingir a meta de crescimento em 2009, a companhia vai investir em novas aquisições de empresas de comércio eletrônico e na expansão das atividades para a América Latina. Isso, no entanto, somente ocorrerá quando as operações da DotCom no país estiverem consolidadas. O foco inicial são os mercados do Chile e da Argentina. "Já identificamos nesses países boas oportunidades de crescimento das nossas operações", disse Alexandre Icaza, diretor executivo da Albatroz Participações. Dentre os segmentos de interesse da holding estão o mercado de vinhos, gastronomia, artigos de viagem e de esportes de elite.
Antes da abertura dos negócios em território internacional, prevista para o segundo semestre de 2009, a holding quer ampliar as sinergias entre a Glamour e a Sack's, loja virtual de perfumes e cosméticos que realiza mais de 2 mil transações diárias, da qual detém 100% do capital.
Já numa segunda etapa, a Dotcom pretende ampliar sua atuação para outros segmentos. Dessa forma, a partir do segundo semestre de 2009, a empresa mira novas aquisições nos mesmos moldes da Glamour.
"Vamos fugir dos segmentos dominados pelos grandes varejistas do comércio eletrônico e concentrar esforços em setores que tenham sinergia com os nossos projetos atuais. Nossos 550 mil clientes têm alto poder aquisitivo e não compram apenas perfumes", afirmou Icaza.
Para viabilizar o seu plano de expansão, a holding firmou uma parceria com a empresa de logística Total Express, que será a responsável por administrar o recém- adquirido centro de distribuição de 6 mil metros quadrados do Dotcom Group, sediado em Palmas, no Tocantins.
- Plano de ataque