O aplicativo Poupatempo Digital, desenvolvido pela Prodesp – empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo –, atingiu nesta semana a marca de 3,8 milhões de downloads. Lançado em maio deste ano, o app tem como objetivo possibilitar aos cidadãos realizar serviços sem a necessidade de ir até a uma unidade do programa para atendimento presencial. Na última semana de novembro a empresa havia divulgado 2,8 milhões downloads.
Desde que entrou no ar, o aplicativo tem facilitado a vida de muitas pessoas, que podem ter acesso a diversas opções no conforto de sua casa, especialmente nesse momento pandemia. Entre os serviços online mais solicitados, estão: emissão do Atestado de Antecedentes Criminais, consulta ao saldo da Nota Fiscal Paulista, licenciamento de veículos (CRLV), primeira habilitação, segunda via e renovação de CNH, consulta de pontos, transferência de veículo, IPVA 2020, Sabesp, Educação, acesso ao Seguro Desemprego e Carteira de Trabalho.
Para o diretor da Prodesp, Murilo Macedo,o aplicativo tem sido fundamentaldurante o período de isolamento social, ocasionado pela pandemia do novo coronavírus. "O Poupatempo está sempre inovando e melhorando os serviços públicos. Desde o início da pandemia, estamos investindo cada vez mais em opções mais digitais, para garantir maior facilidade e comodidade aos cidadãos", afirma."Além disso, o Poupatempo Digital é o primeiro projeto a utilizar o LoginSP, um autenticador desenvolvido pela Prodesp que possibilita ao cidadão ter nome de usuário e senha únicos para acessar diversos serviços online do Estado", reforça Murilo.
"Nos últimos meses, novas funcionalidades foram implantadas nas plataformas digitais e muitas outras ainda serão. Essa parceria entre o Detran.SP e o Poupatempo vai aumentar o leque de opções online, além de garantir segurança e conforto para a população de todo estado", comenta o presidente do Detran.SP, Ernesto Mascellani Neto, a respeito dos serviços do órgão, incorporados à gestão do programa Poupatempo desde agosto.
Com a retomada gradual das unidades do Poupatempo, o atendimento presencial só é permitido mediante agendamento prévio. Por meio do site ou app, é possível marcar data e horário para serviços que dependem da presença do cidadão, para que seja feita a coleta biométrica das impressões digitais, foto e assinatura, como é o caso do RG, além de serviços que ainda não estão disponíveis online, como transferência interestadual e alteração de características do veículo.