Integrar todos os processos internos de armazenagem, fabricação e distribuição, gerando um controle efetivo sobre a rota dos produtos. Esse era o principal desafio da Hörlle, indústria do ramo de papel localizada no Paraná, ao fechar parceria com a Senior Sistemas, desenvolvedora de software.
Com o objetivo de implantar um sistema corporativo que envolvesse as áreas de compras, vendas e estoques, engenharia de produto, PCP e chão de fábrica de forma simples e transparente, a Hörlle encontrou na solução ERP Sapiens da Senior Sistemas o caminho mais eficiente. Além de aperfeiçoar o controle de estoques de matérias-primas, a reestruturação dos processos garantiu à Hörlle a certificação do Conselho de Manejo Florestal (FSC – Forest Stewardship Council), o selo verde mais reconhecido em todo o mundo, com presença em mais de 75 países e todos os continentes.
"A certificação FSC assegura que o processo produtivo utilize insumos em conformidade com critérios ambientais e sociais, seguindo condicionantes de sustentabilidade e obedecendo às legislações trabalhista e fiscal. A parceria com a Senior Sistemas foi imprescindível para chegar ao resultado esperado", afirma Luís Fernando Forti, gerente de TI da Hörlle.
Além dos processos já existentes no sistema, foram criadas novas regras de negócio por meio das ferramentas de tecnologia que o ERP Sapiens oferece. "Isso fez com que ganhássemos mais velocidade e confiabilidade nas informações. Para um projeto de certificação FSC – Cadeia de Custódia – leva-se em média nove meses para obter a certificação. A Hörlle obteve a auditoria final em apenas três meses", conta o gerente de TI. Na opinião do executivo, um dos pontos decisivos para a conquista do selo foi a possibilidade de comprovar, por meio de um sistema único de informação, os controles de toda a cadeia produtiva, desde o contato com os fornecedores até os registros das vendas dos produtos.
- Meio ambiente