A TÜV Rheinland do Brasil, subsidiária de um dos maiores grupos mundiais de certificação e inspeção, acaba de certificar o projeto nível TR 3 do Data Center da Sonda Procwork.
Esta é a segunda certificação do gênero emitida na América Latina pela TÜV Rheinland, que esse ano lançou em território nacional o mais novo serviço de certificação de data centers, até então inédito no Brasil.
O processo classifica e certifica os centros de dados de acordo com as normas TIA 942, ISO/IEC 27002 e outras normas brasileiras e internacionais, e tem como objetivo gerar o máximo de disponibilidade, segurança e eficiência para essas infraestruturas, compostas por áreas de apoio para suportar e manter a integridade das informações e dos equipamentos de TI.
"A certificação da TÜV, na fase de projeto, construção e operação, garante que o Data Center atenda à disponibilidade e segurança desejadas, fatores fundamentais para o investidor e para o cliente do data center", afirma o gerente de certificações da TÜV Rheinland, Arnaldo Barbulio Filho.
A Sonda Procwork investiu R$ 14 milhões neste Data Center, de 1,5 mil metros quadrados de área e capaz de abrigar 98 racks e cerca de 1.500 servidores, construído na nova sede da empresa, em Santana do Parnaíba, região metropolitana de São Paulo. Segundo o diretor de TI da empresa, Marcelo Perego, já havia sido detectada a necessidade de um nível de segurança maior para o novo Data Center. Assim, a TÜV Rheinland foi contratada para certificar a infraestrutura desde o projeto da obra.
"A certificação agrega muitos benefícios e com ela conseguimos ter um nível maior de garantias quanto à qualidade e à segurança do Data Center, e isso representa um diferencial competitivo de mercado muito importante", observa Perego, informando ainda que a previsão de ativação do Data Center é em meados de março de 2011.
Em setembro passado a empresa já havia emitido a primeira certificação, em São Paulo, ao Data Center da Ativas, empresa do grupo Asamar em sociedade com a CEMIGTelecom.
- Certificação