Tecnologia apoia transformação das revendas de bebidas Ambev

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Em tempos de transformação digital, estar preparado para adotar as principais novidades do mercado é uma tarefa que requer um cuidado especial. Afinal de contas, a mudança constante da tecnologia influencia empresas de todos os portes e segmentos para atualizar suas ferramentas e processos. Para a Confenar, Confederação Nacional das Revendas Ambev e das Empresas de Logística da Distribuição, a inovação é um ponto-chave para o sucesso da distribuição de bebidas. Por isso, alinhada a esse cenário, apoia continuamente as mais de 100 distribuidoras de todo o Brasil na aplicação e até no desenvolvimento de soluções voltadas às diversas áreas da operação, incluindo Compras, Transporte, Armazenamento e Atendimento ao Cliente.

Com o apoio de especialistas de Tecnologia da Informação, a Confenar conta, atualmente, com um plano de inovação, com participação ativa das Diretorias de TI, de Negócios e de Gente e Capacitação, além da Rede de Revendas. "O objetivo é garantir que a prestação de serviços seja cada vez mais eficiente. Queremos que o revendedor tenha todas as informações necessárias unificadas de maneira digital, com ferramentas que ofereçam funcionalidades para aprimorar a produtividade e impactar positivamente no balanço final das revendas", diz Erick Nassif, diretor de Tecnologia da Informação na Confenar.

A orientação é para que os colaboradores envolvidos na Rede estejam sempre atentos aos lançamentos tecnológicos que possam facilitar o trabalho das revendas. "A Confederação procura ouvir todos os executivos das distribuidoras, incentivando-os a procurarem por novidades", afirma Nassif. "Com novas tecnologias, facilitamos o trabalho de todos, o que reverte positivamente para toda a Confenar. Muitas revendas fazem testes com soluções novas e passam a ideia para avaliarmos. Internamente, analisamos se podem ser expandidas e divididas com os demais revendedores, e quais seriam os benefícios em nível nacional. Após aprovação, começamos o processo de divulgação e disponibilização aos interessados pela ferramenta", explica.

Os desafios consistem em usar inovações que melhorem aspectos como o armazenamento de estoques, a gestão do dia a dia dos colaboradores, a realização das ordens de entregas, desenvolvimento de produtos específicos para cada cliente e localidade, análise de vendas, entre outros pontos. "São diversos fatores que precisam ser pensados e a tecnologia entra para facilitar a vida de todos que atuam diretamente com o cliente final", conta o Diretor. "O uso de Inteligência Artificial tem sido muito aplicado em conjunto o Big Data, que consiste no cruzamento de um volume enorme de informações para ajudar, por exemplo, a prever quais produtos têm maior chance em um ponto de venda (PDV) e qual é a quantidade sugerida para a comercialização dessas bebidas. Nosso processo se tornou muito mais assertivo e conectado com o cliente, ajudando inclusive a aumentar as suas vendas", conta Nassif.

Entre as principais inovações já utilizadas pela Confenar estão o Power BI, para análises profundas e visuais dos principais indicadores das revendas, e o Touch to Picking (T2P), que otimiza a montagem de cargas por meio de ordem logística e divisão de funções entre colaboradores. "Para 2020, nosso radar está voltado para a revolução que as fintechs têm promovido como a solução de pagamento, iniciativa forte nos grandes centros urbanos e que também está sendo aplicada no mercado das revendas", afirma Nassif.

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