A Apple reduziu a participação no mercado de tablets de 64%, entre julho e setembro de 2011, para 57% nos últimos três meses do ano passado. Apesar disso, as remessas da fabricante registraram crescimento de 38%, totalizando 15,4 mil equipamentos vendidos no período. Mas o grande destaque foi o Kindle da Amazon, que ultrapassou o Galaxy Tab 10, da Samsung, e assumiu o segundo lugar, de acordo com dados de pesquisa realizada pela IHS iSupply.
De uma empresa com representatividade inexpressiva no mercado de tablets, a Amazon alcançou 14,3% de market share, com 3,8 mil unidades embarcadas entre outubro e dezembro de 2011. A Samsung, por sua vez, caiu de 11% para 8%. Isso não significa, contudo, uma queda nas vendas de seu produto. Em número de tablets embarcados, a fabricante coreana registrou elevação de 15% e totalizou 2,1 mil unidades. Vale ressaltar que o produto da Amazon não está disponível em todos os países do mundo, em razão de disputas judiciais por suposta quebra de patentes que trava com a Apple.
"A viabilidade no longo prazo do Kindle é uma aposta da Amazon. Ela depende das vendas de novos produtos online para o aparelho, a fim de obter lucratividade com o produto", lembra a consultoria. A IHS iSupply reforça que, no atual contexto, nenhuma fabricante apresenta real ameaça ao iPad da Apple. No último trimestre do ano, a Apple embarcou 40,49 mil iPads e foi conquistou 62% de participação de mercado. A Samsung aparece na segunda colocação, com 6,1 mil unidades embarcadas e 9% de representatividade, seguida pela Amazon, com 3,8 mil e 6% de market share.