Após estudar dados de mais de 40 mil notícias publicadas ao longo de nove dias, em agosto de 2011, cientistas do HP Labs, braço de pesquisa e desenvolvimento da fornecedora norte-americana, asseguram que é possível prever a popularidade de uma notícia no microblog Twitter antes de a mesma ser publicada. Segundo eles, a técnica de previsão que desenvolveram atinge até 84% de precisão.
Entre outros achados, o estudo "A força das notícias na mídia social: previsão de popularidade" (The Pulse of News in Social Media: Forecasting Popularity) confirma o senso comum de que as notícias mais propensas a gerar comentários no Twitter são as que envolvem fontes críveis, que mencionam celebridades e pertencem às categorias mais populares de notícias. Por outro lado, manchetes sensacionalistas não seriam capazes de gerar maior propagação que relatos simples.
O que os pesquisadores do HP Labs fizeram foi avançar na capacidade de prever o fluxo e refluxo dos trending topics do Twitter, aspecto que já havia sido estudado. Ao prosseguir com a investigação, eles buscaram reforçar, entre outras coisas, a teoria de que a fonte da notícia é fator determinante na popularidade de uma matéria. Avaliaram também como os usuários são influenciados a agir retuitando uma notícia.
Ao longo do estudo, uma pontuação foi atribuída a cada notícia, levando em conta fatores como fonte da notícia, a sua categoria (negócios, saúde, tecnologia etc), linguagem usada (emocional ou objetiva) e a menção de celebridades, marcas famosas ou outras instituições notáveis no texto. Modelos estatísticos estimaram o número de 'possíveis retuítes que a notícia receberia.