Desmistificando alguns mitos sobre vendas online B2B

0

Atualmente, o conceito de B2B é claro (empresa que vende para outras empresas), a dificuldade está na contratação e implantação de um e-commerce que atenda fielmente a esse modelo preservando peculiaridades da empresa. No fundo, são as dúvidas que impedem as empresas de avançarem nesse universo promissor que é a venda pela internet para outras empresas (modelo B2B).

Há empresas que imaginam que a complexidade de seus negócios não pode ser transmitida de forma convincente num meio digital. Quanto na verdade, um e-commerce B2B só tende a facilitar os processos e expandir o relacionamento entre os clientes. Isto porque o e-commerce fornece uma camada de captação de pedidos e as regras de negócio podem ser incorporadas na plataforma B2B. Para o cliente, a compreensão do processo de compra e as regras são facilitadas, por mais complexas que sejam, porque podem ser configuradas no e-commerce, fazendo com que no momento em que este efetue o login, todas as particularidades deste cliente sejam disponibilizadas, vendo produtos inerentes ao seu perfil, assim como sua tabela de preço é apresentada, o valor mínimo para efetuar os pedidos é observado, o tipo e o valor do frete, a opção de utilizar ou não um representante, e outras particulares.

E-commerce B2B pode oferecer atendimento diferenciado, bastando para isto que as regras estejam configuradas na plataforma. Através do perfil é possível a plataforma diferenciar um cliente do outro. Para isto, basta definir grupos de perfis, separando seus clientes de acordo com as regras: tabelas de preço, impostos, catálogos de produtos, parcelamentos e formas de pagamento, fretes CIF/FOB, regras de descontos, etc. Por exemplo, um grupo de clientes maiores, pode trabalhar com uma tabela de preços mais agressiva e com maior prazo e parcelamento para pagar; já outro grupo de clientes pequenos, acaba tendo tabelas de preço com menos descontos e outras condições de pagamento e parcelamento. Sem contar que cada empresa terá seu cálculo de impostos baseado no seu estado de destino.

Tudo vai depender de como sua empresa trata seus clientes, identificar quantos perfis existem e configurar seu e-commerce B2B. A plataforma B2B deve atender esta exigência e isto é um dos grandes diferenciais entre uma plataforma desenvolvida exclusivamente para e-commerce B2B. Esqueça a tentação de utilizar um e-commerce B2C, porque este não atenderá suas expectativas.

Outra preocupação que alguns gestores possuem é: para acessar dados, basta alguém criar um login e senha para ter acesso aos dados confidenciais do seu negócio. Isto pode ser facilmente impedido estabelecendo regras para a aprovação do login, já que, diferente de um processo B2C, no e-commerce B2B você pode optar em liberar o login e senha de um novo cliente somente após uma análise detalhada destes dados.

As muitas das preocupações que um gestor de negócios possa ter em relação à utilização de um e-commerce B2B são facilmente resolvidas com uma plataforma que atenda as regras do negócio, de forma segura, clara e fiel. Para isto, especifique com clareza as normas do negócio. Uma empresa de e-commerce certamente terá uma equipe que conhece bem os pontos críticos e analistas que entenderão seu negócio e poderão tirar todas suas dúvidas.

Não permita que dúvidas corroam as possibilidades da sua empresa crescer! O e-Commerce B2B veio para simplificar!

Maurício Di Bonifácio, sócio e fundador da Vertis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.