Substituir o custo fixo ou imobilizado por despesas mensais. A promessa feita por todos os provedores posicionados no ambiente de outsourcing, mas que nem todos conseguem cumprir, chegou à Telefônica e foi batizada de Posto de Trabalho.
Neste modelo, o usuário ? pequena, média ou grande corporação ? simplesmente diz à operadora, agora uma integradora de serviços, quais são as suas necessidade e quantos profissionais pretende atender, e espera a entrega dos equipamentos, que já vem com a solução de conectividade (linhas telefônicas, acesso à Internet, transmissão de dados, etc.) compatível à demanda. E mais: caso o usuário tenha necessidade de mobilidade, a solução também pode ser composta por computadores de mão, notebooks e telefones celulares.
Na retaguarda, a Telefônica conta com a sua tradicional rede de telefonia, o serviço de data center e empresas contratadas para dar suporte 24/07 ao cliente que adquirir a sua solução, padronizada em todos os países onde a operadora está presente.
Ruy Shiosawa, diretor de pré-venda da Telefônica, diz que as expectativas são grandes e se baseiam nos resultados obtidos com o produto em outros países. ?Na Espanha, vendemos 200 mil postos de trabalho em um ano. Em outros países da América Latina vendemos 20 mil no mesmo período de comercialização do produto?, revela.
Por aqui, as metas também são ambiciosas: 10 mil Postos de Trabalho somente para grandes empresas e 35 mil para pequenas e médias.
A oferta foi lançada simultaneamente em cinco países da América do Sul (Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e Peru). O Posto de Trabalho também tem como alternativa o Posto Informático, que, além de incluir computadores, acesso à internet banda larga ou dados e manutenção 24/07, oferece conexão em rede LAN (cabeada ou WiFi), seguro e software atualizados (Windows XP e Antivírus).
A solução oferece três opções de configuração de computadores: básico, intermediário e avançado, com monitores LCD ou CRT. Os outros parceiros da Telefônica neste projeto são HP (servidores), HP e Lenovo (PCs e notebooks), a Vivo (mobilidade), Cisco e Huawai (equipamentos de rede).