O quesito que os usuários brasileiros de internet em dispositivos móveis mais valorizam é a rapidez no acesso, segundo estudo recente entitulado “Visão Geral da Navegação Móvel Brasileira” realizado pela desenvolvedora de navegadores de internet, Opera Software. O levantamento revela que, para 62% dos entrevistados, a velocidade de navegação é mais importante que a facilidade de uso (42%), que a funcionalidade (30%) e até mesmo que a economia e a capacidade de transferência de dados (29%).
Em relação aos gastos com a web móvel, a maioria dos entrevistados (44%) respondeu que gastaria de R$ 5 a R$ 10 mensalmente em um plano de internet, enquanto 28% desembolsariam de R$ 10 a R$ 30, 18% até R$ 50 e apenas 3% disseram que estariam dispostos a gastar R$ 50 ou mais. Os valores se justificam pela preferência dos usuários por planos pré-pagos, usados por 76% dos entrevistados, contra apenas 9% de serviços pós-pagos – 15% disseram não possuir plano de dados. Questionados sobre o mobile payment, 55% dos usuários pesquisados disseram ter interesse em usar os dispositivos móveis para pagamentos de produtos e serviços.
Mais de 8,3 mil pessoas participaram do estudo, realizado entre março e abril. Os participantes, cuja maioria era formada por jovens com até 24 anos (64%) e homens (78%), são usuários do navegador para dispositivos móveis Opera Mini, que, segundo a empresa, tem participação de 32% no mercado brasileiro. Para se ter uma ideia, a base de usuários ativos mensais do navegador cresceu 161% em um ano. Mundialmente a alta foi de 73%.
Negócios na América Latina
Este ano o foco estratégico da Opera Software na região será expandir o acordo feito no ano passado com a operadora Claro no Chile para mais 18 países na distribuição de um browser customizado. “Pretendemos ainda ampliar nossas parcerias com demais operadoras, fabricantes de celulares e smartphones e provedores de conteúdo, além de expandir as soluções de publicidade, principalmente no Brasil e México”, revela Sabrina Zaremba, gerente regional da empresa para América Latina.
Fundada em 1994, como um spin-off (separação) da operadora norueguesa Telenor, a Opera Software conta atualmente com uma base de 250 milhões de usuários ativos do seu navegador de internet globalmente.