A Ford está testando na China a chamada tecnologia C-V2X, que permite a comunicação via celular do "veículo-com-tudo". O programa é desenvolvido em parceria com a Datang, estatal de alta tecnologia daquele país, especializada no desenvolvimento e produção de equipamentos para sistemas de informação, que teve um papel chave na padronização global das tecnologias 3G e 4G e agora faz o mesmo na tecnologia 5G.
A tecnologia C-V2X pode melhorar a segurança e a eficiência do tráfego, dando suporte à direção autônoma em todo o mundo. Ela amplia a capacidade do veículo de ver, ouvir e entender o ambiente ao redor, incluindo cruzamentos sem visibilidade e condições de mau tempo. Assim, permite que carros, pedestres e ciclistas colaborem e respondam com mais eficiência em situações perigosas.
Os testes começaram no final de 2017 na Zona Piloto Nacional de Veículos Inteligentes em Xangai, a primeira área de demonstração de carros conectados da China. O programa aproveita o extenso trabalho da Datang na criação da tecnologia LTE-V2X – que é a primeira fase da tecnologia C-V2X – e a experiência da Ford em veículos conectados inteligentes.
Seguindo os padrões da 5G Automobile Association (5GAA), órgão que reúne as indústrias de telecomunicação e automotiva para o desenvolvimento das soluções de mobilidade do futuro, os testes pretendem mostrar que com as tecnologias V2X será possível, por exemplo, dar alertas de segurança e informações em tempo real ao motorista para otimizar o fluxo do tráfego.