Falece Salomão Wajnberg

0

Salomão Wajnberg, uma das figuras mais presentes e atuantes no setor de telecomunicações brasileiro nas últimas décadas, faleceu na noite da última terça-feira, 16/5, vítima de atropelamento no Rio de Janeiro.

Wajnberg era presidente da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telecom) e um apaixonado defensor do desenvolvimento do setor. Era também vice-presidente do Sindicato da Indústria Eletrônica do Rio de Janeiro; presidente do Sindicato das Empresas de Operação, Instalação e Manutenção de Redes e Sistemas de Telecomunicações do Rio de Janeiro (Sindimest); e conselheiro da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).

Wajnberg era formado em engenharia eletrônica de telecomunicações e durante sua carreira passou por muitos empresas e projetos tanto do setor privado quanto público. Seu currículo foi extenso. Entre 1969 e 1971 trabalhou na belga Bell Telephon. Depois, em 1972, arquitetou sistemas de microondas para a americana ITT Releigh. Ainda no começo da década de 70 foi chefe de engenharia de projetos de rádio e TV da Sesa/ITT.
No setor público, foi assessor de cinco ministros das comunicações no Brasil, entre 1978 e 1993: Quant de Oliveira, Haroldo Mattos, Antônio Carlos Magalhães, J. Rauber e N. Marchezan.

Foi fundador e secretário executivo do Geicom, grupo executivo da indústria de comunicações, responsável pela implementação do setor industrial de comunicações e de eletrônica, entre 1975 e 1990. Foi diretor executivo do Grupo Executivo de Assuntos Tecnológicos e Industriais de Comunicações (Geatic) entre 1990 e 1995.
Wajnberg foi conselheiro de diversas empresas do setor, como Telerj, Telesc, Telest e CTBC. Foi também diretor da Telebrasil, associação que reúne mais de 80 companhias de telecomunicações que atuam no País.

E trabalhou como consultor para entidades como o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Wajnberg deixa três filhos. Um deles, Mauro Wajnberg, também atua em telecomunicações, trabalhando na Star One.
O velório de Salomão Wajnberg acontece nesta quarta-feira, 17/5, na Capela "Chevra Kadisha", na rua Barão de Iguatemi, 306, Praça da Bandeira, Rio de Janeiro. O enterro será às 17h no cemitério de Vilar dos Teles, na Avenida Automóvel Clube, 1921, Rio de Janeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.