Está em fase de finalização a primeira das três etapas de integração das plataformas de operation suport system (OSS) e business suport system (BSS) da TIM e Intelig. O processo foi iniciado em janeiro deste ano e deve ser concluído em, no máximo, mais dois meses. A informação é do diretor sênior da TIM, Marcos Gonçalves, que participa de um evento global realizado pela Amdocs aos clientes e parceiros comerciais e tecnológicos, em Miami, EUA. A Amdocs foi a empresa escolhida para fornecer as soluções de OSS e BSS à Intelig. "É a única empresa no mundo que oferece o sistema fim-a-fim, tanto os produtos (software) como os serviços", destaca.
Na prática, as duas teles unificarão o processo de pedido dos clientes, processos de provisionamento e ativação através de múltiplos canais e nas diversas linhas de negócio. "Com a compra da Intelig, a TIM estudava, desde o início do ano passado, como consolidar esses dois ambientes operacionais diferentes em uma única plataforma suportando o processo de pedido até a ativação de uma linha, provendo visibilidade por meio dos serviços e recursos de rede", disse o diretor.
A TIM acredita que com essa integração de sistemas poderá oferecer banda larga a até 75% de sua base pré-paga dentro de um prazo de três anos.
A próxima etapa, segundo Gonçalves, será iniciada em agosto. "Todo o processo de consolidação desses sistemas deve ser concluído até o final de 2012", prevê o executivo, que revelou também outro desafio da TIM, que é o de conquistar 26% de market-share até 2013 e ultrapassar a Claro, se tornando a segunda maior operadora móvel do Brasil. Atualmente a TIM tem cerca de 24% de participação de mercado.
- Operação