A Apple conseguiu bloquear a venda de dois modelos de smartphones da fabricante chinesa HTC nos Estados Unidos, enquanto a Câmara de Comércio Internacional americana (ITC, na sigla em inglês) aprofunda as investigações por suposta quebra de patentes. Os modelos impedidos de serem comercializados são o One X e o EVO 4G, ambos com sistema operacional Android, do Google. De acordo com a fabricante, as primeiros remessas dos aparelhos foram adiados. As patentes se referem à detecção de dados do usuário em smartphone.
De acordo com o jornal Focus Taiwan, o ministro de Relações Econômicas de Taiwan, Shih Yen-shiang, ofereceu assistência à fabricante para se defender na Justiça. Em uma audiência, ele afirmou aos juízes que se tem mantido a par do processo, devido seu relacionamento próximo aos executivos da companhia. O auxílio é justificado pela “complexidade da operação judicial em território internacional”.
A ITC deu como prazo 19 de abril para a HTC apresentar uma alternativa à proibição de venda dos produtos no mercado dos Estados Unidos. A fabricante nega a quebra de patentes e afirma que desenvolve seus produtos em conformidade com as leis norte-americanas. O órgão não deixa claro, contudo, quando será feita a revisão da defesa para que ela possa voltar a comercializar os aparelhos.