A Criteo lançou o Predictive Search, solução de ponta-a-ponta voltada para o Google Shopping. Baseada no conceito de machine-learning, ou aprendizado das máquinas, a ferramenta elimina o processo manual e automatiza o gerenciamento de anúncios pagos no canal, por meio de um sistema capaz de prever o comportamento dos consumidores. A solução otimiza a estruturação e configurações da campanha, listas de retargeting e compra de inventário (bidding).
Na fase de testes do produto nos Estados Unidos, grandes varejistas americanos, como Revolve Clothing, Teleflora e Camping World, registraram elevações na receita entre 22% e 49%.
Mesmo durante picos sazonais e promocionais, Predictive Search é capaz de cumprir metas de maneira consistente, com campanhas que se adaptam automaticamente e com precisão. Isso porque o produto utiliza tecnologias sofisticadas, como behavioral targeting, para reengajar consumidores, de forma programática, com base nas propensões de compra de cada um deles.
Além disso, a ferramenta permite aumentar o ROI, com biddings multidimensionais, que refletem um entendimento granular das características do produto anunciado, incluindo histórico de performance, dispositivos utilizados, intenção e comportamento dos consumidores.
A solução chega ao mercado nacional num momento estratégico. Um estudo de tendências, divulgado pela Criteo em fevereiro deste ano, aponta que em 2017, os varejistas devem investir mais em anúncios no formato do Google Shopping, também conhecidos como Product Listing Ads (ou PLAs, na sigla em inglês), e expandir os mecanismos de pesquisa para melhorar a descoberta e a conversão de clientes.
À medida que o formato Paid Search se torna mais competitivo e os anunciantes ficam mais sofisticados com recursos de segmentação e atribuição, os canais de alto investimento trarão os melhores resultados.