Como reduzir a escrita dos códigos faz do low-code indispensável atualmente?

0

Num mundo em que as soluções tecnológicas dominam praticamente todos os setores da sociedade, é sempre interessante conhecer a  linguagem por trás delas. No caso, são os diferentes códigos que formam a estrutura de qualquer aplicação. É por meio deles que as funções são idealizadas e programadas, permitindo resolver os problemas reais de empresas e pessoas. A questão é que essas ferramentas estão cada vez mais complexas, exigindo que o desenvolvedor escreva linhas e linhas para chegar ao resultado esperado. Assim, em vez de agilizar, essa situação burocratiza a busca por inovação. Para impedir isso, o conceito de low-code ganha espaço e se torna imprescindível atualmente.

Antes de entender esse movimento, primeiro é preciso entender como uma plataforma desse tipo funciona. A redução dos códigos é possível porque permite o desenvolvimento visual com uma interface gráfica e utiliza uma série de componentes prontos. Basta arrastar e soltar na tela para fazer o "encaixe". Estima-se que em um projeto de desenvolvimento de software na Mendix, referência global em low-code, a necessidade de codificação seja de apenas 3% a 5% – tanto para modificar algo já pronto ou para criar um componente do zero. Ou seja, com a utilização de plataformas que diminuem a escrita dos códigos, há redução significativa no tempo de lançamento de uma aplicação e na quantidade de recursos necessários para desenvolvê-lo.

Agora que sabemos como esse conceito atua, é necessário entender por que ele se desenvolve. A razão é bem simples: o crescimento exponencial na demanda de empresas e clientes por inovação, experiências digitais e aplicativos de softwares que entregam diferentes funcionalidades. Então, para atender a esse mercado sedento na velocidade que o negócio espera, é preciso ganhar tempo sem prejudicar a eficiência – que é justamente o que o low-code propõe. Caso contrário, a empresa fica para trás e é literalmente engolida pelos concorrentes. Em suma: as áreas de TI precisam mudar a forma como criam novos aplicativos para as organizações.

Evidentemente, toda mudança gera resistência. O desenvolvedor gosta de ter o controle sobre o código gerado. Assim, quando ele utiliza uma plataforma que abstrai justamente o código e utiliza componentes prontos com um desenvolvimento visual, isso traz uma série de dúvidas e questionamentos para o profissional. Se a plataforma cuida de todo o desenvolvimento tecnológico, será que o código é tão bom quanto o criado manualmente?

Nesse sentido, o primeiro passo é quebrar os "pré-conceitos" e mostrar que, sim, esse código gerado por uma plataforma low-code é tão robusto quanto o que é  escrito  por um desenvolvedor. Dessa forma, a pessoa não precisa se preocupar com os aspectos tecnológicos e pode exercer uma atuação mais consultiva. Além disso, é necessário desmistificar a ideia de que low-code só é destinado a coisas pequenas. Na verdade, não há barreiras ou limites para essa proposta.

Portanto, antes de implementar o low-code na empresa, é necessário seguir algumas recomendações. Primeiro, claro, compreender o que é essa tecnologia, com todas as particularidades já citadas. Também é preciso entender bem o que se quer com essa plataforma, ou seja, o que vai ser desenvolvido, o público-alvo, os canais, entre outras coisas.

O cenário interno, que envolve demandas, capacidade de entrega, metas do negócio e dos clientes, influencia na escolha da melhor solução. E não se esqueça da disponibilidade para aprender e desenvolver na plataforma low-code. Com isso, é possível acelerar a criação de aplicações (até dez vezes mais rápido), reduzir os recursos necessários (até 70%) e promover maior sinergia entre as áreas e o time de TI.

Em um cenário de aceleração digital, o mantra para os profissionais de tecnologia é conseguir mais, com menos. Isso significa que o desenvolvimento de soluções inovadoras precisa acontecer num ritmo cada vez mais rápido e com promessa de entregar sempre os melhores resultados. Assim, perder tempo escrevendo códigos complexos quando seria possível utilizar modelos prontos está totalmente fora de cogitação. O low-code se consolida para entregar a qualidade e velocidade necessárias nos projetos do futuro – estejam as empresas prontas para isso ou não.

Tiago Farias, co-CEO da TrueChange.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.