As empresas de call center de São Paulo estão contratando profissionais com idade acima de 40 anos, uma forma encontrada para preencher as vagas abertas em função do crescimento do setor, que está sendo puxado pelo setor de serviços.
A expansão do setor de serviços impacta na ascensão do mercado paulista de contact center e, consequentemente, na oferta de vagas. Mas faltam profissionais qualificados para atuar nesta área, o que motivou a contratação de pessoal com um perfil bem diferente.
A expectativa é de que entre 2011 e 2013, a participação desta faixa etária crescerá em média de 20%", afirma Stan Braz, diretor presidente executivo do Sintelmark (Sindicato Paulista das Empresas de Telemarketing, Marketing Direto e Conexos).
"A experiência e maturidade destas pessoas, a necessidade de qualificaçãoe e a responsabilidade são os principais motivos desta busca pelas empresas".
Para Moracy das Dores, consultor da Trade Call Service estes profissionais mais experientes "ouvem mais e, por isso, apreendem muito mais, não costumam faltar, nem atrasar".
O consultor diz que, atualmente, em todas as empresas para as quais presta consultoria de implantação e/ou reorganização de contatac center, a Trade Call Service orienta para que contratem profissionais com mais de 35 anos, mas, de preferência, com mais de 45 anos, sem limite de idade máxima.
"Basta, em qualquer faixa etária, selecionar e treinar bem. Estamos comprovando que se um quadro de teleoperadores for mesclado, com 'jovens' e 'não tão jovens', tendo a maioria de profissionais maduros, os resultados são excelentes, porque parece que nasce uma cumplicidade entre as gerações e, consequentemente, uma maior integração da equipe", afirma.
Somente no estado de São Paulo foram contabilizados 356 mil profissionais atuam na área de contact center em 2012.
Evento
A questão da terceirização de call center e da formação da mão de obra profissional será discutida no Seminário Call Center + CRM, dias 24 e 25 de junho, em São Paulo. Mais informações em www.tiinside.com.br