A 3G Americas, associação criada para promover a implementação da tecnologia GSM e suas evoluções, divulgou nesta segunda-feira (17/7) o estudo ?Banda Larga Móvel: a evolução global da UMTS/HSPA ? 3GPP Release 7?, que mostra o progresso da indústria em direção ao padrão UMTS/HSP ? a evolução do GSM para a terceira geração de celulares.
O estudo descreve todas as etapas de evolução da UMTS/HSPA, desde o release 99 até o release 7, com trabalhos de desenvolvimento e padronização que já estão em andamento. O relatório é uma análise do release 7 e o futuro do HSPA (sigla em inglês de High Speed Downlink Packet Access), com as iniciativas de evolução HSPA+, evolução de longo prazo (LTE-long term evolution) e a evolução de arquitetura de sistemas (SAE-system architecture evolution).
De acordo com o presidente da 3G Americas, Chris Pearson, o trabalho para os padrões 3GPP está criando uma base para a funcionalidade avançada de banda larga sem fio. ?A UMTS e a sua evolução no longo prazo devem representar a vanguarda ao atender as novas demandas por aplicativos de dados sem fio em alta velocidade nos próximos anos. Ela também apresenta uma avançada estratégia de migração para o futuro, aplicável em mercados de massa ao longo da próxima década e além?, afirmou.
Segundo o executivo, atualmente existem cerca de 75 milhões de clientes UMTS no mundo inteiro em 107 redes comerciais. Em dezembro de 2005, a Cingular Wireless lançou a UMTS/HSDPA em dezesseis mercados norte-americanos, a primeira operadora do mundo a lançar a tecnologia UMTS em escala comercial. Na América Latina, a operadora Ola anunciou testes de UTMS na Colômbia seguindo a tendência criada pela operadora Uruguaia Ancel. ?Hoje, 41 operadoras em 31 países oferecem serviços HSDPA, com compromissos de outras operadoras. A maioria das operadoras UMTS deve implementar a atualização para HSDPA?, afirmou Pearson.
O estudo está disponível gratuitamente no website da 3G Américas (www.3gamericas.org). O relatório inclui apêndices das implementações UMTS, EDGE/UMTS e HSDPA do mundo inteiro.