3G Américas divulga relatório sobre evolução do padrão 3G UMTS

0

A 3G Americas, associação criada para promover a implementação da tecnologia GSM e suas evoluções, divulgou nesta segunda-feira (17/7) o estudo ?Banda Larga Móvel: a evolução global da UMTS/HSPA ? 3GPP Release 7?, que mostra o progresso da indústria em direção ao padrão UMTS/HSP ? a evolução do GSM para a terceira geração de celulares.

O estudo descreve todas as etapas de evolução da UMTS/HSPA, desde o release 99 até o release 7, com trabalhos de desenvolvimento e padronização que já estão em andamento. O relatório é uma análise do release 7 e o futuro do HSPA (sigla em inglês de High Speed Downlink Packet Access), com as iniciativas de evolução HSPA+, evolução de longo prazo (LTE-long term evolution) e a evolução de arquitetura de sistemas (SAE-system architecture evolution).

De acordo com o presidente da 3G Americas, Chris Pearson, o trabalho para os padrões 3GPP está criando uma base para a funcionalidade avançada de banda larga sem fio. ?A UMTS e a sua evolução no longo prazo devem representar a vanguarda ao atender as novas demandas por aplicativos de dados sem fio em alta velocidade nos próximos anos. Ela também apresenta uma avançada estratégia de migração para o futuro, aplicável em mercados de massa ao longo da próxima década e além?, afirmou.

Segundo o executivo, atualmente existem cerca de 75 milhões de clientes UMTS no mundo inteiro em 107 redes comerciais. Em dezembro de 2005, a Cingular Wireless lançou a UMTS/HSDPA em dezesseis mercados norte-americanos, a primeira operadora do mundo a lançar a tecnologia UMTS em escala comercial. Na América Latina, a operadora Ola anunciou testes de UTMS na Colômbia seguindo a tendência criada pela operadora Uruguaia Ancel. ?Hoje, 41 operadoras em 31 países oferecem serviços HSDPA, com compromissos de outras operadoras. A maioria das operadoras UMTS deve implementar a atualização para HSDPA?, afirmou Pearson.

O estudo está disponível gratuitamente no website da 3G Américas (www.3gamericas.org). O relatório inclui apêndices das implementações UMTS, EDGE/UMTS e HSDPA do mundo inteiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.