Pedido de desculpas da Starbucks irrita argentinos e empresa tem de se explicar nas redes sociais

    1

    A rede de cafeterias Starbucks é uma das marcas mais ativas nas redes sociais. Em estudo divulgado pela PhaseOne, em março deste ano, a marca aparece como campeã absoluta no quesito engajamento dos seus públicos de interesse por meio dessas plataformas.

    Mas a experiência da marca não foi suficiente para prever a crise de comunicação em que se envolveu sua filial argentina, quando uma mensagem com pedido de desculpas  — e cheia de boas intenções –, divulgada nas páginas da filial no Twitter e no Facebook, gerou efeito contrário, com inesperados arranhões na imagem da marca.

    Na mensagem do Twitter, a Starbucks diz: "Pedimos desculpas, pois devido a uma escassez temporária de estoque, algumas lojas estão usando copos e luvas nacionais. Saudações".

    Ocorre que muitos usuários consideraram ofensivo a empresa pedir desculpas por ter de usar produtos argentinos. Como resultado, a marca passou a ser alvo de uma torrente de críticas, obrigando-a a divulgar no Facebook e no Twitter outra mensagem com esclarecimentos e novo pedido de desculpas.

    "Pedimos desculpas pelo post desta manhã – Entendemos os seus comentários e esclarecemos que a intenção era anunciar que temporariamente, em algumas lojas, estamos usando recipientes diferences dos habituais. Isso se deve a uma quebra de estoque por um erro de planejamento interno."

    Este não é o primeiro caso – e certamente não será o último – em que marcas se veem em apuros nas redes sociais ao provocar, inadvertidamente, uma onda de reações contrárias às suas intenções.

    Um exemplo recente foi a perda de controle do McDonald's sobre uma hashtag criada pela própria marca para uma campanha no Twitter, em janeiro último.

    A intenção da cadeia de fast food, ao sugerir a hashtag #McDStories, era estimular o compartilhamento de boas histórias envolvendo o McDonald's. Mas o que obteve como resposta dos usuários do Twitter foi uma chuva de mensagens e links associando a marca a obesidade, crueldade com animais e problemas sanitários, entre outros problemas.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.