A Tecnosulfur – fabricante de soluções para tratamento de metais líquidos, sediada em Sete Lagoas (MG) – decidiu modernizar seu data center com o intuito de reduzir as interrupções dos sistemas de TI, que eram de até dois dias por ano, e diminuir custos associados a hardware, energia, espaço e manutenção. A decisão da empresa foi migrar para um ambiente virtualizado, com soluções e serviços fornecidos pela Dell, que quadruplicou a capacidade de armazenamento da companhia
O data center anterior incluía 16 servidores que davam apoio às operações comerciais, como ERP, controle de estoque, rastreabilidade de produtos e custos. No entanto, os aplicativos utilizados nos escritórios remotos, no Rio de Janeiro e Espírito Santo, não haviam sido concebidos para prover alta disponibilidade. E, à medida que a empresa crescia, aumentava o número de paradas relacionadas ao ambiente de TI.
A partir dessa constatação, a Tecnosulfur decidiu modernizar o data center. Uma das prerrogativas do projeto foi manter os equipamentos Dell. “Levamos em consideração o excelente tratamento que o departamento de pós-venda da Dell dá aos seus clientes”, justifica Gustavo França Fonseca, supervisor de TI da Tecnosulfur. “Outro fator importante foi que a Tecnosulfur queria rodar seu centro de dados de maneira ecológica e os produtos Dell são compatíveis com os padrões internacionais de eficiência em consumo de energia”, complementa.
A equipe de Serviços de Consultoria Dell analisou a demanda da Tecnosulfur e criou o ambiente virtualizado, que contempla servidores Dell PowerEdge R815 com processadores AMD e a SAN (Storage Area Network) Dell Equallogic PS4000XV iSCSI. Os switches Dell PowerConnect 6428 conectam os servidores à solução de armazenamento.
Em relação ao novo ambiente, o supervisor de TI da Tecnosulfur destaca que os servidores PowerEdge R815 oferecem um desempenho excelente e ajudaram a maximizar o número de equipamentos virtuais por servidor. Assim, os 16 equipamentos virtuais ficam alocados em 5 hosts físicos, o que reduziu a área dos servidores em mais de 50%.
A SAN Dell EqualLogic PS4000XV iSCSI proporciona armazenamento virtualizado flexível com manutenção mínima ou inexistente. A empresa usa “snapshots” para os backups simplificados e autorreplicação para recuperação dos dados em caso de desastres. O armazenamento também é facilmente escalável com a adição de arrays de storage, sem a necessidade de substituições.
Fim da interrupção na produção
Desde que o novo ambiente virtualizado fornecido pela Dell entrou em operação, a Tecnosulfur não registrou mais qualquer interrupção na produção em virtude de falhas do servidor ou do sistema. “Agora, se um host para ou se ocorre uma interrupção, a carga de trabalho é automaticamente transferida para outro servidor host”, afirma Fonseca, que complementa: “Podemos incluir a redundância na nossa rede e eliminar pontos únicos de falha. Isso aumenta a produtividade dos funcionários porque minimiza o período de inatividade a que ficam sujeitos”. Na prática, isso elimina o desperdício de tempo e de recursos, por conta de inatividade dos funcionários.
“Nos últimos anos, a Dell realizou uma série de aquisições com o intuito de oferecer soluções ponta-a-ponta de TI para os clientes. Esse projeto para a Tecnosulfur reflete o caminho que a Dell vem seguindo, oferecendo ofertas completas e desenhados para as necessidades de cada mercado”, afirma Daniel Neiva, diretor de Vendas para Mid-Market da Dell Brasil. “Nosso compromisso é, por meio da tecnologia, ajudar nossos clientes, dos mais diversos tamanhos e setores, a crescer e prosperar”, complementa.