Instituto Ethos, Prefeitura de São Paulo e Google organizam hackathon para resolver problemas da cidade

2
5

Pequenos problemas do cotidiano da cidade podem se tornar verdadeiros transtornos na vida dos cidadãos quando não são resolvidos com agilidade. Pensando em evitar esse tipo de situação, o Google juntou forças com Instituto Ethos e Prefeitura de São Paulo para organizar o hackathon "Cidade e Participação do Cidadão", que será realizado no dia 24 de setembro no hotel WTC. Programadores e desenvolvedores que se interessarem em contribuir para encontrar soluções tecnológicas inovadoras para a cidade podem se inscrever até o dia 20 de setembro.

O desafio será entregar um protótipo de software ou aplicativo em 24 horas, que se encaixe nas seguintes categorias: iluminação pública, lixo e limpeza, conservação de vias públicas e poda de árvores. Desenvolvidos para smartphones, tablets ou computadores, os produtos poderão cruzar dados de sistemas de repartições públicas municipais, disponibilizados pela Prefeitura para o evento.

A participação pode ser individual ou em grupos de até cinco pessoas, que são definidos no momento da inscrição. A organização selecionará as dez melhores propostas – independentemente de terem sido feitas por um indivíduo ou um grupo. As equipes terão das 19h da quarta-feira, dia 24, até 19h do dia seguinte para criar seu protótipo.

No fim do evento, os times farão uma apresentação para uma comissão julgadora composta por representantes do Ethos, da Prefeitura de São Paulo e do Google. Os softwares serão avaliados em três quesitos: 1) Monitoramento participativo e mobilização social; 2) Criatividade; e 3) Qualidade técnica.

Os vencedores ganharão Chromebooks. Os competidores que ficarem em segundo e terceiro lugar serão premiados com Chromecasts. Todos os participantes receberão vouchers de 20 mil dólares em crédito para usar em produtos da plataforma de Cloud do Google.

2 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns pela iniciativa
    É importante usar a velocidade e flexibilidades das tecnologias hoje disponíveis para tentar resolver os problemas da nossa cidade. Vale lembrar que precisamos ter transparência na informação e rapidez na resposta.

Deixe seu comentário