A Sony realizou nessa terça-feira, 17/10, o lançamento oficial da sua linha de notebooks Vaio, posicionando-a como ?um dos objetos de desejo mais cobiçados por consumidores em todo o mundo?.
São dois modelos inicialmente importados do Japão, oTXN15BP e VGN-SZ350BP, com os quais a empresa inicia uma disputa para conseguir 12% de participação no market share de notebooks em 2008, segundo estimativas de Ricardo Domingues, gerente de produto da empresa.
A Sony Brasil vislumbra um mercado atualmente em crescimento acelerado e contínuo. Para se ter uma idéia, no comparativo entre o último trimestre de 2006 e o mesmo período de 2005, registra-se um aumento de 113% no consumo de notebooks. Se forem contabilizados apenas os dados de venda de PCs no varejo, este número eleva-se para 310%. Hoje, o varejo já é responsável por uma fatia de 21% das vendas totais de notebooks no País.
Mesmo concorrendo numa faixa high level, o objetivo da Sony Brasil é estabelecer a linha Vaio como referência no mercado brasileiro de notebooks.. ?Nosso público-alvo é composto por executivos, profissionais liberais e empresários da classe A, entre 30 e 50 anos, que viajam com freqüência e buscam estilo, marca e os melhores recursos disponíveis na atualidade?, ressalta Dominguez.
Preços
Com preço sugerido de R$ 10.999,00, o modelo VGN-TXN15BP é o top de linha. Mede apenas 27 centímetros de comprimento, 19 de altura e espessura de 2,1 a 2,8 centímetros.
Apresenta tela de LCD WXGA XBrite de 11 polegadas e gabinete de fibra de carbono ? mesmo material utilizado em carros de Fórmula 1 e na indústria aeronáutica ? que confere rigidez e leveza ao equipamento. Seu peso chega a 1,25 kg.
A duração e a qualidade de sua bateria são outro destaque: ideal para viagens, oscila entre 5 a 11 horas. Isso significa que é possível assistir a até dois DVDs sem qualquer problema e preocupação.
Além de notebook, o VGN-TXN15BP funciona como DVD Player e com uma vantagem: não é preciso ativar o sistema operacional do computador. Apenas acionar os botões localizados na parte superior do equipamento para colocar em funcionamento o drive óptico e ligar o DVD em segundos. Este recurso aumenta significativamente a duração da bateria.
O VAIO TXN conta ainda com o recurso Finger Print Sensor, um leitor biométrico integrado de impressões digitais, que dispensa o cadastramento de senhas, proporcionando mais segurança ao usuário.
É equipado com processador Intel Core Solo com tecnologia móvel Intel Centrino, Windows XP Professional Edition, G-Sensor Shock Protection, que diminui o risco de perda de informações em caso de queda do PC, além de bluetooth e rede sem fio integrada. Tem capacidade de 1 GB de memória RAM DDR2 com FSB de 533 MHz e HD com 80 GB, assim como gravador de CD e DVD.
O segundo modelo VGN-SZ350BP não deixa por menos e oferece um poderoso desempenho. Com gabinete na cor prata, feito em alumínio e magnésio, este notebook pesa 1,8 kg, traz tela de LCD de 13 polegadas WXGA XBrite, câmera e microfone integrados possibilitando a realização de videoconferência em qualquer lugar do mundo, além dos recursos Finger Print Sensor e Hybrid Graphics System, um seletor para maximizar o potencial de sua bateria e dos gráficos, ativado pela placa gráfica Nvidia de 128 MB, ideal para arquitetos, designers, entre profissionais.
O Vaio SZ também dispõe do novo processador Intel Core 2 Duo com tecnologia móvel Intel Centrino Duo, que trabalha com capacidade de dois processadores e facilita o uso de diversos sistemas e softwares simultaneamente sem que o PC perca desempenho.
Com preço sugerido de R$ 7.999,00, tem capacidade de 1 GB de memória RAM DDR2 com FSB de 533 MHz e HD com 100 GB, também com Windows XP, bluetooth, rede sem fio integrada, G-Sensor Shock Protection e gravador de CD e DVD.
Ambos os modelos têm direito à garantia de um ano nas autorizadas Sony e apresentam os seguintes softwares: Sonicstage para compactação de músicas digitais no formato Atrac3plus, DVGate para edição de vídeo e imagens, Windows XP Pro e preparado para receber Windows Vista (próxima versão), Wind DVD X, Click to DVD, Adobe 2.0, Photoshop Element e Microsoft Works.
A linha estará disponível em todo o Brasil por meio de canais de distribuição, como Fnac e Fast Shop.