Para oferecer aos clientes uma forma diferenciada de relacionamento, a Qualicorp, empresa de viabilização e gestão de planos de saúde coletivos, recorreu a uma nova alternativa de autoatendimento: a disposição de totens em locais estratégicos nas instalações de seus clientes. O objetivo da iniciativa é oferecer outra opção de comunicação aos seus usuários empresariais, além dos canais já existentes (call center, lojas físicas e website).
O projeto, que inclui a padronização dos sistemas, serviços de desenvolvimento de software e monitoramento da solução e dos hardwares, foi desenvolvido e implementado em apenas três meses pela CPM Braxis Capgemini, provedora de soluções de tecnologia da informação.
Com a iniciativa, os clientes empresariais têm à sua disposição totens de autoatendimento em locais como espaços públicos de hospitais. Com os equipamentos, os usuários conseguem acessar informações relacionadas à Qualicorp de forma simples e intuitiva.
O gerente de desenvolvimento de sistemas da Qualicorp, Rogério Arita, explica que “neste primeiro momento os equipamentos já apresentam várias funcionalidades, como consultas à rede credenciada de hospitais, médicos e centros de diagnóstico; acesso aos dados cadastrais e às informações de co-participação e utilização dos planos”. Para a segunda fase, estão planejadas melhorias que englobam a simulação de pacotes de compra de planos de saúde e o acesso ao portfólio completo da companhia.
“A Qualicorp enxergou neste projeto uma nova opção para atender aos seus clientes, complementando os canais que já utilizam. Paralelamente, o totem apresenta-se como um canal de comunicação com os novos compradores dos seus serviços”, afirma o diretor de vendas para a área financeira da CPM Braxis Capgemini, Vander Marques. Segundo o executivo, a solução desenvolvida é aplicável a qualquer segmento, principalmente aqueles com foco no atendimento ao consumidor, como o varejo, o setor bancário e a telefonia móvel.
Do ponto de vista de sistemas, foi criada uma interface específica e compatível com os equipamentos físicos, com princípios diferentes dos presentes no site da Qualicorp. A alternativa dispõe de alta disponibilidade e funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Para a Qualicorp, entre os principais ganhos está o fortalecimento de sua marca, já que os totens tornam-se uma personificação dos seus serviços e estão disponíveis àqueles que ainda não são clientes, apresentando o portfólio completo da empresa.
- foco nos clientes