5 formas de economizar com virtualização do ambiente corporativo

0
52

De acordo com o IDC, 40% das empresas em todo o mundo planejam virtualizar até 75% de seus servidores até o final de 2015. Esta é uma tendência corporativa pois garante a economia em diversos aspectos, entenda:

Otimização de recursos já existentes: A redistribuição de serviços entre os servidores com recursos ociosos diminui a necessidade de adquirir novos hardwares. É possível reduzir a quantidade de equipamentos, concentrando tudo em poucos servidores ou até mesmo em um único.

Acesso simplificado:  É possível gerenciar as tecnologias para virtualização e máquinas virtuais, com soluções de gerenciamento que possuem interface simples e de fácil interação, já disponíveis no mercado.

Menor consumo de energia: Faça mais com menos. O uso eficiente da infraestrutura reduz a aquisição de equipamentos e consequentemente o consumo de energia. Sua empresa terá uma grande economia na refrigeração do seu CPD (Centro de Processamento de Dados).

Redução de custos com manutenção: Em uma infraestrutura reduzida é menor a incidência de problemas técnicos. Os investimentos podem ser direcionados a outras necessidades da organização.

Economia de tempo: Com a virtualização, o ambiente fica mais homogêneo. Diferentes atividades na infraestrutura, como backup e restauração, podem ser realizadas em série. Uma solução encontrada para uma VM  – Virtual Machine pode ser compartilhada com as demais.

Francisco Panis Kaseke, especialista em cloud da Mandriva

Deixe seu comentário