Mercedes-Benz reduz em até 50% de economia os processos de compras com e-procurement

0

A Membran-i, startup de e-procurement que simplifica os processos de Supply Chain, foi escolhida pela Mercedes-Benz no Brasil, após vencer um desafio que propunha a redução de custos. Nas negociações realizadasdurante o programa de aceleração Liga AutoTech, promovido pela Liga Ventures em parceria com a Mercedes-Benz e a NGK, realizado entre 9 de novembro de 2020 e 26 de março de 2021, a tradicional marca do setor automotivo conseguiu reduzir, em média, 7%  o valor na aquisição de itens não-produtivos e, em média, 5% o de itens produtivos para a fábrica.

O objetivo principal da Membran-i foi simplificar e tornar o processo de cotação da Mercedes-Benz mais ágil e com governança. A área de Compras da montadora lida com uma ampla variedade de insumos, produtivos e não-produtivos, prazos de entrega curtos, metas de economia (savings) na aquisição desses itens, além da cotação de itens com processos produtivos complexos, o que tomava muito tempo do comprador para analisar os mapas comparativos.

Os times de Compras da Mercedes-Benz, auxiliaram a Membran-i no entendimento do setor automotivo e na evolução da inteligência artificial – tecnologia proprietária da Membran-i e responsável por toda a análise, orientação e decisão de compras, permitindo que todos os itens produtivos e não-produtivos pudessem ser negociados através da plataforma MAI.

Resultados

Ao iniciar a aceleração com a Mercedes-Benz, foi observado que os itens não-produtivos eram mais aderentes à Plataforma MAI, e optou-se iniciar com eles. A economia média alcançada foi de 7% no valor de aquisição desses itens e, em um dos itens negociados, a economia foi de 47%.

Validados os resultados dos itens não-produtivos com a companhia, e por conta da ótima avaliação da plataforma MAI pelo time de Compras da Mercedes-Benz,, decidiu-se estender a aceleração para o desenvolvimento da solução para atender também os desafios dos itens produtivos. Em apenas 30 dias, foi aperfeiçoado o algoritmo da Inteligência Artificial da Plataforma MAI e desenvolvida a metodologia "Total Flex Scale", que permitiu negociações multiproduto em escala. Após sua validação junto à Mercedes-Benz, ela foi implementada e levou a resultados significativos. A economia média da negociação dos itens produtivos pela plataforma foi de 5%, chegando até 23% de economia em um dos itens.

"Nós tivemos, não somente do usuário, mas também dos fornecedores, um feedback positivo. Uma plataforma simplifica, ela muda sim a minha forma de trabalhar. Mas por outro lado eu também vejo benefícios na forma como eu consigo gerenciar uma cotação e posso obter meus ganhos e garantir o meu target", comenta Silvia Simon, gerente Sênior de Compras da Mercedes-Benz e madrinha de aceleração da Membran-i.  "Nosso desafio continua. Nós vamos acelerar ainda mais,  expandindo o uso dessa plataforma a outros usuários. Provocando movemos o mundo, e isso é um pouco do que conseguimos da nossa relação com a Membran-i", conclui.

Com esses resultados, a Membran-i demonstrou que a plataforma consegue ter aderência às duas áreas (itens produtivos e não-produtivos), com melhoria de processos por conta da economia de tempo de interação e a economia desejada dentro da meta da montadora.

Metodologia "Total Flex Scale"

Após uma evolução significativa da tecnologia, a Membran-i disponibilizou para o mercado uma metodologia de negociação em rede a Total Flex Scale. Suportada por uma inteligência artificial proprietária, desenvolvida especialmente para tornar o processo de compras mais ágil, transparente e escalável, a plataforma MAI proporciona a negociação em rede em várias dimensões: quantidade, timing e multiproduto, maximizando a escala dos clientes, tanto interna (CSC digital), quanto externa (com outras empresas anonimamente)

"A metodologia Total Flex Scale é um grande trunfo para o mercado e uma evolução drástica de nossa tecnologia. Ao contrário da versão inicial, não existe mais a necessidade de parceria com outra empresa do setor para comprar um mesmo item. Agora, diversas empresas que compram com aquele fornecedor podem se beneficiar com economia de escala para todos", explica Florent Desidério, CEO da Membran-i. A Plataforma MAI é focada em negociações B2B e estrutura, com inteligência artificial, demandas e ofertas de mercado, proporcionando negociações autônomas, anônimas e em tempo real.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.