Pesquisas apontam que o número de equipamentos eletrônicos em fim de ciclo de vida irá dobrar até 2025, e é estimado que mais de 60 milhões de toneladas de lixo eletrônico poderão ser reutilizados, reciclados ou jogados no lixo em 2013. Este cenário mostra que o ciclo de reposição e atualização de equipamentos é inevitável, o que gera um desafio para a maioria das organizações: encontrar um serviço de remoção de lixo eletrônico ecologicamente correto.
Para atender a esta demanda crescente do mercado, a Dimension Data – multinacional focada em serviços de tecnologia da informação e provedora de soluções de planejamento, desenvolvimento, suporte e gerenciamento de infraestruturas de TI – anuncia um serviço de remoção de lixo eletrônico (e-waste) como parte de sua nova estratégia para Technology Lifecycle Management (TLM), que irá ajudar as organizações a gerenciarem melhor seus inventários.
Colin Curtis, diretor de sustentabilidade da Dimension Data, enfatiza os resultados do Barometer Report realizado pela empresa anualmente: “Compilamos dados sobre o ciclo de vida dos equipamentos de TI em 294 organizações de todos os tamanhos e indústrias, durante 2011, e os resultados indicaram que 45% das redes pesquisadas estarão totalmente obsoletas em cinco anos”.
Segundo o executivo, “podemos agora acessar a força de cada equipamento e determinar seu estágio de ciclo de vida, usando as melhores práticas para nos desfazermos de equipamentos obsoletos, de uma maneira ecológica e de acordo com as agências reguladoras. Além disso, esse modelo de atuação permite que a segurança e a marca do cliente não seja impactada negativamente”.