Principais tendências de TI na área de Saúde em 2013

0

Baseando-se nas práticas da AT&T ForHealth, cujas soluções inovadoras estão passando do estágio de projeto piloto para implantação em grande escala, a empresa prevê para 2013 estas cinco principais tendências:

1) A passagem de aplicações autônomas “sem patrocínio” para aplicações mHealth “patrocinadas”, apoiadas e impelidas por seguradoras, prestadoras de serviços médicos, funcionários ou outras instituições, resultando em uma maior adoção e engajamento dos pacientes.
Exemplo: A AT&T executou projetos pilotos DiabetesManager com a Health Care Service Corporation, a AT&T, a Centene e a Alere.  Nestes projetos, mais de 600 pessoas apresentaram um alto grau de adoção, engajamento sustentado, mudanças positivas no comportamento e grande satisfação com o produto. Estes resultados são significativos quando comparados com as aplicações móveis usuais que são, em grande parte (74%), descartadas durante as 10 primeiras utilizações.1 Em um projeto piloto realizado com uma população Medicaid, a Centene constatou uma redução nas internações hospitalares (-55%) e nas idas ao pronto socorro (-16%) dos participantes, em comparação com os dados referentes ao período de 90 dias antes do piloto e os de 90 dias após a inscrição no programa.

2) Hospitais e outras instituições médicas, incluindo pagadores dos serviços, vão começar a transferir, cada vez mais, dados médicos para a nuvem com dados analíticos para a melhor gestão dos custos de saúde, através da descoberta e do tratamento precoce.
Exemplo: A Indiana Health Information Exchange está melhorando a coordenação dos cuidados médicos em 93 hospitais e 25.000 médicos em 17 estados. A expansão desta rede conta com o suporte de uma solução HIE e de tratamento colaborativo, baseada na nuvem da AT&T, reduzindo o tempo de agregação de hospitais ao programa e aumentando os lucros e sustentabilidade. A Henry Ford Health System está usando a solução de imagens médicas baseada na nuvem da AT&T que viabiliza acesso a imagens médicas para todos os seus cardiologistas, onde quer que se encontrem, pagando apenas pelo armazenamento utilizado e, assim, contribuindo para a redução dos custos do sistema de saúde.

3) A monitoração remota do paciente passará do estágio de projeto piloto para adoção em larga escala, à medida que mais hospitais adotem este modelo de organização de tratamento, visando diminuir os custos de readmissão hospitalar associados a condições crônicas.
Exemplo: Espera-se que os resultados do estudo piloto baseado na solução da AT&T para monitoração remota de pacientes na nuvem, realizado com a Texas Health Resources, indiquem um menor número de readmissões relacionadas com insuficiência cardíaca crônica. Se isso acontecer, a Texas Health pretende expandir o uso desta tecnologia para todo o sistema.

4) Serão criadas aplicações mHealth integradas que possam se conectar com outros aparelhos, aplicações e dados, visando um tratamento médico mais holístico, no qual as informações são seguramente compartilhadas por plataformas de diferentes fornecedores.
Exemplo: Mais de 360 desenvolvedores registrados já criaram uma nova geração de 190 aplicações conectadas na plataforma mHealth da AT&T. A Qualcomm Life e a Quest Diagnostics trabalharam juntas com a AT&T, com o objetivo de incluir seus dados de amostragem da plataforma para os desenvolvedores que criam aplicações a serem usadas em hackathons e em ambientes de desenvolvimento de aplicações em colaboração.

5) Um passo adiante em tele saúde para eliminar a grande diferença entre recursos médicos e demanda dos pacientes. 
Exemple: Até 2015, os EUA terão 62.900 médicos a menos do que o necessário e, até 2025, esta escassez provavelmente dobrará para 130.000.2  As soluções da AT&T Telehealth podem contribuir para eliminar esta deficiência, estendendo a disponibilidade de especialistas para as áreas rurais. A maioria dos pacientes da St. Joseph Health (95%) usando as soluções de tele saúde da AT&T pela primeira vez indicaram que estavam “totalmente satisfeitos” com a experiência que tiveram. 

“Os médicos tomam melhores decisões e fazem melhores previsões de tratamento se puderem se basear em dados, portanto, precisamos ter melhor acesso a informações no momento em que os pacientes mais precisam delas”, disse Dr. Geeta Nayyar, diretora de informações médicas da AT&T ForHealth. “Essas tecnologias têm o potencial de ajudar as pessoas a mudar de um enfoque reativo para um proativo, em relação a seus tratamentos”.

“A capacidade da AT&T de inovação e implantação continua fazendo da empresa uma protagonista que define as direções, na área da TI de saúde. Além disso, a empresa está muito bem posicionada para aproveitar as tendências que vão surgindo”, disse Stephanie Atkinson, Cofundadora da Compass Intelligence.

1-Consumer Health Information Corporation, March 2011 survey.
2- Association of American Medical Colleges, Center for Workforce Studies, June 2010 Analysis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.