A Red&White IT Solutions, empresa especializada em soluções gerenciais de TI, será responsável por prover todos os serviços de TI das oito empresas que compõe o Grupo José Alves: Faculdades Alfa, Refrescos Bandeirantes, Fadisp, 3T Systems, Rembal, Red&White, Atlanta e Acqua Lia. A companhia implementou um projeto de ITSM – Information Technology Service Management, alinhando a estrutura de TI de cada organização do grupo à sua estratégia de negócios. A Red&White conta com o suporte que otimiza os ambientes de TI e a tomada de decisão. Até o momento já foram realizados investimentos no projeto de ITSM do Grupo José Alves da ordem de R$ 350 mil e treinamentos de 1.800 horas.
“Investimos em processos de classe mundial, como o ITIL, treinamento e qualificação dos profissionais, visando potencializar o desempenho de software e hardware em todas as empresas. Por meio da equipe de atendimento, temos a expectativa de atender de maneira rápida e eficiente as demandas do Grupo José Alves”, diz o Presidente do Grupo e mentor do projeto, José Alves Filho.
O gerenciamento de serviços de TI (conhecido pelo mercado como ITSM) é uma modalidade que faz uso de uma suíte de ferramentas para atender as necessidades demandadas pelos mais diversos processos e papéis, entre eles Service Desk, gerenciamento de mudanças, gerenciamento de inventário, de forma integrada e com uma gestão baseada em indicadores de desempenho. Desta forma, mesmo em ambientes heterogêneos, é possível garantir uma abordagem padronizada, com qualidade, e a utilização econômica e eficaz da infraestrutura de TI.
Um dos principais benefícios do novo projeto foi a criação de uma área especialmente dedicada para atender as solicitações dos usuários de TI das empresas do Grupo José Alves. Por meio de um esquema de abertura de chamados a equipe da Red&White consegue identificar e resolucionar falhas e necessidades. Estas solicitações ao suporte técnico são predominantemente semanais e os serviços solicitados com maior frequência são os suportes de software, hardware e de rede. Além disso, dentre as melhorias alcançadas pelas empresas do Grupo José Alves estão a redução de custos e aumento da eficiência na entrega e suporte dos serviços de TI.
Para avaliar o nível dos serviços prestados pela área de Infraestrutura e Serviços de ITSM da Red&White nas empresas do Grupo, foram realizadas pesquisas de satisfação na Faculdades Alfa, Refrescos Bandeirantes e na própria Red&White, que também usufrui deste serviço. No período de14 a 30 de novembro, 634 respondentes das três empresas relataram que já haviam percebido as mudanças principalmente devido ao aumento do número de notebooks e celulares disponibilizados para o dia a dia dos funcionários. Os colaboradores também demonstraram satisfação em relação ao tempo gasto no contato inicial e na resolução dos problemas durante os chamados ao suporte técnico. A qualidade dos serviços, a clareza da comunicação, a cortesia, a assertividade no diagnóstico e solução dos problemas e o profissionalismo da equipe de atendimento foram outros pontos ressaltados.
- ITSM