Publicidade
Início Comunicações Mobile 60% dos usuários de smartphones já fizeram compras em apps móveis, aponta...

60% dos usuários de smartphones já fizeram compras em apps móveis, aponta estudo

2
Publicidade

A mais recente pesquisa Panorama Mobile Uso de Apps no Brasil, realizada por Mobile Time e Opinon Box – com oferecimento da Dynatrace -, aponta um aumento do número de brasileiros que usam o smartphone para realizar transações bancárias e compras online e que fizeram compras in-app, ou seja, a partir de dentro do aplicativo que estão usando no momento.

Criada há cinco anos, a pesquisa acompanha o comportamento do brasileiro no uso de smartphones, wearables e aplicativos móveis. Nesta edição de dezembro de 2020, os números apontam forte crescimento na proporção de usuários que já fizeram compras in-app pelo smartphone: 60% dos entrevistados, aumento de 10 pontos percentuais em doze meses. O in app purchase é um recurso que permite ao usuário realizar uma compra de um algum item à venda dentro de um aplicativo, tais como itens virtuais dentro de jogos, acesso a funcionalidades extras dentro de um app, download de algum conteúdo exclusivo, entre outros.

A pesquisa aponta também o crescimento da popularidade de aplicativos de bancos e carteiras digitais nos últimos 12 meses, como Caixa TEM, Nubank, Inter, Mercado Pago e PicPay. Esta movimentação, segundo os organizadores do levantamento, foi impulsionada nos últimos meses pelo pagamento do auxílio emergencial pelo governo federal e pela entrada em operação em novembro do Pix, serviço de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central.

A pesquisa identificou um avanço no uso de assistentes de voz pelo smartphone: em um ano, passou de 67% para 73% a proporção de brasileiros que já utilizaram comandos de voz em seus aparelhos. O uso de wearables, por sua vez, também vem crescendo: em 12 meses, subiu de 16% para 20% a proporção de internautas brasileiros que possuem um relógio ou uma pulseira inteligentes.

Entre os aplicativos de mensageria e redes sociais, o levantamento destaca que o Instagram segue em forte ascensão e superou pela primeira vez o Facebook em presença na tela inicial (home screen), passando para a vice-liderança, com um aumento de seis pontos percentuais em um ano – e agora está na tela inicial de 45% dos smartphones nacionais. O Telegram teve um crescimento significativo de 4 pontos percentuais em um ano, e passou a ocupar a vigésima posição no ranking. O resultado confirma o avanço registrado pelo app nos últimos 12 meses por outra pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, dedicada ao mercado de mensageria móvel. No radar, o WhatsApp se mantém na liderança, presente em 56% das telas iniciais dos smartphones brasileiros.

Perdas e ganhos

Na lista dos aplicativos que mais ganharam ou perderam posições estão o TikTok e o UBER. O app de vídeos, que seis meses atrás havia dado um salto, agora manteve sua posição no meio do ranking, em 13º lugar, presente na home screen de 8% dos aparelhos. Na comparação com 12 meses atrás, foi o que mais ganhou participação. Agora, o app de corridas levou um tombo: baixou de 17% para 12%, e caiu de quarta para a sexta posição do ranking. A perda de popularidade é explicada pela pandemia do novo coronavírus: o isolamento social reduziu drasticamente a demanda por corridas.

Estreantes no radar

Um dos aplicativos que apareceu pela primeira vez no radar nesta edição é o e-Título, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que substitui o título de eleitor em papel e serve para justificar a ausência no dia da eleição. Vale lembrar que as entrevistas da pesquisa aconteceram entre 6 e 23 de novembro, ou seja, justamente no período eleitoral. Provavelmente o e-Título sairá do radar na próxima edição.
Outras estreias nesta edição do radar são as dos apps Among Us, Shopee (que também teve sua estreia na pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre m-Commerce e m-Payment, de outubro) sobre Comércio Móvel, Smiles e SnapTube. Este último merece destaque: é a primeira vez que um aplicativo que não é distribuído pelas lojas App Store e Google Play figura no radar.

Streaming cresce

A pesquisa também registra que a assinatura de serviços de streaming de filmes e séries vem crescendo rapidamente no Brasil. Em um ano e meio, entre maio de 2019 e novembro deste ano, subiu de 38% para 56% a proporção de internautas brasileiros que assinam um serviço pago de streaming de vídeo.

A assinatura de streaming de música também está no mesmo ritmo. Em um ano e meio, entre maio de 2019 e novembro deste ano, aumentou de 20% para 32% a proporção de internautas brasileiros com smartphone que pagam por streaming de música.

A pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre uso de apps foi realizada entre os dias 6 e 23 de novembro, com 2.003 brasileiros que acessam a Internet e possuem smartphone. O relatório integral está disponível para download gratuito em www.panoramamobile.com.br

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile