IA e Machine Learning impulsionam nova solução da Visa para gestão de inadimplência

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A Visa, líder mundial de pagamentos digitais, lança uma nova solução para  ajudar emissores em suas estratégias de gestão de crédito. A solução gera uma pontuação para cada credencial por meio do histórico transacional, tornando possível para os bancos mensurarem a probabilidade de  inadimplência e decidirem de forma mais assertiva fazer a gestão de crédito de seus clientes.  

A solução está amparada em um profundo processo de Data Science em conjunto com técnicas de inteligência  artificial, no qual foi construído um modelo com um número expressivo de variáveis explicativas e relacionadas  ao comportamento transacional dos portadores, como, por exemplo, os setores da economia onde foram  realizadas as transações, se foram feitas de forma presencial ou online, no Brasil ou no exterior, dentre inúmeras  outras. 

O modelo desenvolvido pela Visa também avalia o histórico do portador, buscando observar padrões específicos  ou mudanças não sazonais para chegar ao score. Informações como tempo de relacionamento, quantidade de  transações, perfil de utilização ao longo dos anos e registro de transações negadas em determinado período foram incorporadas em um robusto processo de Machine Learning para desenvolvimento do processo de  elaboração do score transacional para cada credencial. 

Por meio deste modelo, será possível os emissores refinarem suas estratégias de crédito a partir do uso das  informações transacionais, podendo trazer ganhos como melhor adequação dos limites de crédito das  credenciais ao comportamento de uso, bem como a antecipação de ações preventivas de cobrança, mediante  aceleração repentina nos gastos, por exemplo. 

O desenvolvimento foi feito 100% no Brasil pela Visa Consulting & Analytics (VCA), braço de consultoria da  marca, que oferece modelos proprietários de consultoria, inteligência e capacidades de data & analytics para  ajudar empresas a formular estratégias para impulsionar o crescimento e a rentabilidade de seus negócios  competindo na economia digital. A solução faz parte da estratégia VAS (Value-Added Services) da companhia,  responsável por outras soluções de valor agregado focadas em aceitação, consultoria, marketing, insights,  emissão, risco, identidade e open banking. 

Tiago Moherdaui, vice-presidente da Visa Consulting & Analytics, comentou que a inteligência que a solução  agrega para o processo de crédito pode ser benéfica tanto para emissores como para portadores, já que a  solução tem potencial para trazer mais dinamismo ao ecossistema de pagamentos do país e até de outras  regiões, visto que solução já está sendo exportada para outros mercados. 

"No Brasil, os emissores utilizam modelos de score para deliberar sobre aumentos de limite, mas ainda não  aplicam ferramentas transacionais nas suas políticas de crédito. Dessa forma, nossa solução dá um passo além  e complementa a abordagem dos bancos ao estimar probabilidade de inadimplência e otimizar a gestão do  crédito. Ainda temos em nosso pipeline a expansão da solução para também incluir as credenciais de débito no modelo do score e esperamos contribuir com diversos emissores em inúmeros países onde a Visa atua", finaliza  o executivo. 

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