Neste ano, os CIOs terão de cumprir suas prioridades de negócio com um aumento de apenas 0,5% no orçamento de TI, de acordo com o estudo global do Gartner intitulado "Ampliando os Negócios: a Agenda de 2012 dos CIOs", que analisa as necessidades e as estratégias dos executivos de TI para enfrentar essa situação. O levantamento foi realizado no quarto trimestre do ano passado com 2.335 CIOs de 37 segmentos econômicos, em 45 países, que representam mais de US$ 321 bilhões em gastos com tecnologia da informação.
Com base na média global, a previsão é que os orçamentos de TI devem permanecer estáveis neste ano. Os maiores investimentos serão feitos por empresas na América Latina, que devem ter um aumento de 12,7% nos recursos a serem disponibilizados para TI, e na região da Ásia-Pacífico, de 3,4%. Já na América do Norte e na Europa haverá uma queda de 0,6 e 0,7% nos orçamentos, respectivamente. Ainda segundo o relatório, grandes organizações, nas quais os orçamentos representam mais que US$ 500 milhões, continuarão a cortar despesas com TI.
Para Mark McDonald, vice-presidente de programas executivos do Gartner, o papel da tecnologia nas empresas está crescendo, o que não significa, no entanto, que a importância da área de TI também esteja aumentando. "Os CIOs estão concentrando esforços na automação operacional de TI, enquanto integração e controle estão perdendo terreno para os executivos que vêem a tecnologia como um amplificador de negócios e fonte de inovação", analisa.
A pesquisa também aponta que cada vez mais os CIOs vêem a combinação de soluções tecnológicas de business intelligence (BI), mobilidade, computação em nuvem e mídia social como a melhor forma para abordar as prioridades de negócios. "Mobilidade, social media, informação e análise podem ser usadas para repensar a experiência do cliente, bem como as vendas e canais de serviços", ressaltou McDonald.
O estudo mostra, contudo, que 46% dos CIOs de grandes corporações declararam que seus orçamentos de TI devem crescer entre 2011-2012 em termos de gastos reais, enquanto os executivos de médias empresas terão um aumento modesto no orçamento, entre 2% e 3%.
Veja, a seguir, o ranking das dez principais prioridades de negócios e tecnologias dos CIOs para este ano, segundo o Gartner:
As dez prioridades de negócios:
1 – Aumentar o crescimento da empresa
2 – Atrair e conquistar novos clientes
3 – Reduzir os custos da empresa
4 – Criar novos produtos e serviços
5 – Entregar resultados
6 – Melhorar a eficiência
7 – Melhorar as margens de lucro
8 – Atrair e reter a força de trabalho
9 – Melhoras a eficácia nas vendas
10 – Conquistar novos mercados e áreas de atuação
As dez prioridades de tecnologia:
1 – BI (business intelligence) e BA (business analytics)
2 – Mobilidade
3 – Computação em nuvem (SaaS, IaaS e PaaS)
4 – Tecnologias de colaboração
5 – Modernização do legado
6 – Gestão de TI
7 – CRM
8 – Aplicações de ERP
9 – Segurança
10 – Virtualização