A BearingPoint publicou um estudo que explica como o Gerenciamento de Projetos pode contribuir para a realização de uma reestruturação
organizacional, por meio do estabelecimento de um Escritório de Projetos (Project Management Office – PMO). De acordo com os consultores da
empresa, existem cinco passos fundamentais para se estabelecer um Escritório de Projetos.
O primeiro passo é definir um sistema de gerenciamento com um modelo de governança transparente. Isto ajuda as empresas a construírem uma estrutura comum de processo decisório e definirem os papéis e funções para todos os representantes das áreas envolvidas.
De acordo com a consultoria, o segundo passo diz respeito ao estabelecimento do Escritório de Projetos (PMO) com as pessoas certas. Para os consultores, esta fase é relevante, uma vez que o recurso mais importante é o responsável pela Gerência do Programa. O gerente do PMO, que deve reunir integrantes capazes de assumir responsabilidades, de serem analíticos e ao mesmo tempo entenderem o contexto como um todo, além de possuírem capacidade de síntese.
De acordo com o estudo, as próximas etapas são criar uma metodologia comum com padrões e ferramentas, construir o plano do programa e definir a estratégia de comunicação. "Acreditamos que um dos fatores críticos de sucesso é que, antes de embarcarem em uma reestruturação estratégica, as empresas estabeleçam um PMO para organizar o conjunto de projetos", finalizou Elizabeth Borges, Senior Business Consultant da BearingPoint.