Quatro tendências para 2020 que devem impulsionar a inovação das redes na América Latina

0

Ao darmos as boas-vindas a nova década, é comum olharmos para trás, para os últimos anos, e relembrarmos o quanto as coisas mudaram. Para as operadoras de rede na América Latina, mais importante do que olhar para o passado, olhar para frente é fundamental para determinar como as novas tendências irão moldar o futuro do nosso setor. Com diversos países em todo o mundo dando os primeiros passos na adoção do 5G e com a Internet das Coisas (IoT) se tornando realidade, em quais novos avanços devemos ficar de olho para levar a experiência de conectividade dos usuários finais ao próximo nível?

A seguir está uma lista das quatro principais tendências que serão importantes em 2020 para o futuro do setor de telecomunicações da América Latina:

1 – Edge computing (computação na borda) vai acontecer

À medida que as tecnologias de telecomunicações e computação continuam avançando rapidamente, os usuários finais estão mais famintos do que nunca por experiências de conectividade rápidas e confiáveis ??na era do "sempre conectado". Isso significa reduzir a latência sempre que possível e, portanto, edge computing desempenha um papel fundamental, aproximando os dados dos usuários finais. Isso é especialmente importante para serviços bancários, jogos, assistência médica e muito mais aplicações.

O edge computing pode ajudar a tornar as tecnologias avançadas mais eficientes na América Latina. Por exemplo, trazendo dados próximos da borda, incluindo a implantação de soluções para fintechs, como a proliferação de cartões de pagamento por aproximação, que visam simplificar a vida dos cidadãos e maximizar a eficiência; enquanto o surgimento da agricultura inteligente pode ajudar a reduzir a escassez de alimentos em alguns locais da região. Além disso, o edge computing e a IA (Inteligência Artificial) têm a capacidade de promover melhorias no sistema judicial dos países da América Latina. A exemplo, o sistema argentino Prometea de IA oferece uma maneira de melhorar a detecção e previsão inteligentes. Até o momento, o Prometea já apresenta uma taxa de sucesso de 96% em prever soluções para casos em menos de 20 segundos.

2 – Inteligência Artificial e assistência médica mais inteligente

De acordo com a Accenture , a IA tem potencial para aumentar o VAB (Valor Agregado Bruto) do Brasil em US$ 4,32 bilhões. Embora a "inteligência artificial" pareça ser um termo do momento, suas aplicações e seu potencial para agregar valor a uma infinidade de verticais da indústria, como a assistência médica, mostram que ela não desaparecerá tão cedo.

Com todos os avanços tecnológicos que estão acontecendo no campo da medicina, não é de se admirar que as pessoas estejam vivendo por mais tempo do que nunca. Quando analisamos o número de sensores e aplicativos disponíveis em smartphones (sem nem mencionar todos os novos aplicativos que são desenvolvidos todos os dias), não é difícil imaginar os benefícios que a IA e os smartphones poderão trazer para o setor da saúde . Desde o monitoramento de batimentos cardíacos e o rastreamento de padrões irregulares por meio de biossensores, até alertas proativos para as pessoas que precisem ir ao hospital, os benefícios são tangíveis e representam uma excelente maneira de melhorar a qualidade e a eficiência da assistência médica na América Latina.

3 – Desagregação em toda a rede

Assim como foi possível desacoplar um software como o Windows do hardware para se tornar independente de fornecedor, o setor de telecomunicações está analisando coletivamente desacoplamentos semelhantes em uma variedade de tecnologias distintas que incluem óptica, IP, virtualização de rede e muito mais.

Esse é o conceito da desagregação da rede e, à medida que avançamos em 2020, ele se tornará uma tendência mais proeminente para os operadores e os usuários finais. Com o objetivo de otimizar o desempenho, a desagregação da rede separa vários componentes, permitindo maior flexibilidade para o cliente definir configurações de rede personalizadas que melhor atendam às suas necessidades, com a condição de que os controladores SDN abstraiam a complexidade de sua operação. À medida que diferentes operadores de diversos países da América Latina procuram atualizar as redes para seus usuários finais, a desagregação da rede e o SDN se tornarão ainda mais prevalentes na região.

4 – Automação inteligente para o futuro

Os operadores na América Latina estão se tornando mais conscientes da necessidade de automatizar seus processos de negócios a fim de preencher a lacuna entre seus sistemas de TI e a rede. Ao combinar controle definido por software e orquestração com big data e analytics, a automação inteligente permite que os provedores de serviços tirem proveito total das redes mais adaptáveis ??e econômicas.

Operadores de rede e provedores de serviços que utilizarem automação inteligente estarão mais bem posicionados para lidar com novas tecnologias que estão no horizonte, como o 5G – colocando-se um passo à frente. Por fim, aproveitar essa evolução permitirá que os operadores de rede comecem a monetizar seus ativos de rede para usuários finais e outros operadores por meio de interfaces abertas e padrões, graças ao Network-as-a-Service – rede como um serviço, ou NaaS.

Como sempre, um novo ano significa navegar por uma série de novos desdobramentos para operadores de rede na América Latina. Embora o futuro nunca seja algo certo, os operadores seriam sábios ao acompanharem as tendências para 2020 mencionadas acima, mantendo-se flexíveis para o cenário em constante mudança das telecomunicações na região.

Hector Silva, CTO e Líder Estratégico de Vendas da Ciena para América Latina (CALA).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.