A publicidade pela internet já representa atualmente 10% dos gastos totais dos anunciantes com propaganda em todo o mundo. No ano passado, o crescimento dos anúncios na web foi de 11,8%, contra um decréscimo de 4% nas mídias tradicionais, segundo dados da IDC.
A expansão da publicidade na internet é tão avassaladora que a empresa de pesquisa estima que está deverá superar a TV em anúncios até 2012.
Neste ano, a web deve faturar US$ 106 milhões com publicidade, um aumento entre 15% e 20% na comparação com o ano passado. Já o mercado de anúncios em vídeo tende a evoluir 50% ao ano nos próximos quatro anos e atingir cifra de US$ 3,8 bilhões, contra US$ 500 milhões em 2007.
Segundo Alexandre Campos, consultor da IDC Brasil, nesse contexto, as redes sociais surgem como um grande potencial para as empresas aumentarem as receitas com publicidade. O analista observa que a massa de conteúdo gerado pelo usuário não para de crescer e que 90% das informações serão não-estruturadas, ou seja, posts em blogs, vídeos no YouTube e comentários em redes sociais.
"Todas essas informações impactam as empresas. Por isso, elas têm de trabalhar para classificar e gerenciar essas informações e utilizá-las para definir publicos-alvo e direcionar a publicidade", observa Campos, que participou do nesta quarta-feira, 18, do Web Expo Forum, evento promovido pelas revistas TI INSIDE, TELETIME E TELA VIVA, que acontece até esta quinta-feira, 19, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.
O analista frisa ainda que a web 2.0 e a colaboração aumentam a produtividade das empresas, que têm um grande potencial de migrar as aplicações corporativas para redes socias. "Conhecer o cliente e estreitar a relação com ele é fundamental para as empresas melhorarem o atendimento e aumentar as vendas", afirma Campos.
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