Gartner: BPM pode reduzir em até 20% os custos das empresas

0

Resultados preliminares de uma pesquisa mundial feita pelo Gartner sobre o uso de BPM (business process management, ou gerenciamento de processos de negócios) mostram que as empresas podem reduzir em até 20% os custos operacionais já no primeiro ano da implantação.
"A crise econômica está impulsionando o uso de BPM como um mecanismo de redução de custos para a sobrevivência. Verificamos que um terço das empresas em todo o mundo aumentaram os investimentos em BPM", afirmou Michele Cantara, vice-presidente de pesquisa do Gartner. "O BPM torna os processos de negócio das empresas visíveis tanto para os gerentes de negócio quanto de TI, permitindo-lhes trabalhar em conjunto e alterar processos de forma mais rápida e eficaz. Com a recessão econômica, as empresas precisam continuamente reduzir os custos e reagir rapidamente às mudanças do mercado."
O BPM será um dos principais temas abordados na Conferência de Integração Empresarial, que será realizada em abril, em São Paulo. No BPM Gartner Summit 2009, realizado em fevereiro em Londres, na Inglaterra, os participantes foram questionados sobre o impacto que a economia estava tendo no seu negócio. De acordo com o levantamento, cerca de 70% dos participantes disseram que o BPM é visto como a salvação para suas empresas no atual cenário de crise econômica. Aproximadamente 20% dos participantes disseram que estavam "prósperos com BPM" – utilizando BPM como um catalisador para o crescimento da empresa. Os participantes eram de empresas que obtiveram sucesso na implantação de projetos de BPM no passado. Algumas tinham como objetivo a economia de custos com BPM e outros projetos visavam a melhoria dos processos empresariais, em vez da sobrevivência. Aproximadamente 10% dos participantes eram de organizações que vislumbram no BPM uma arma para fazer frente à concorrência de mercado no atual cenário recessivo.
"Quando as empresas têm de sobreviver, elas tendem a cortar empregados e o financiamento de programas para reduzir custos para cumprir as metas de receita. Esta abordagem pode descarrilar os processos críticos de negócio e custar mais dinheiro à empresa. Por tornar os processos visíveis, o BPM também ajuda as empresas a cortar custos com precisão cirúrgica", observa Michele.
O Gartner recomenda que as empresas utilizem o BPM como uma disciplina para otimizar o desempenho dos processos empresariais de ponta a ponta (funções interdepartamentais, parceiros, fornecedores e prestadores de serviços), para enfrentar os desafios e as complexas relações empresariais. Embora exista uma enorme demanda para usar o BPM como ferramenta de redução de custos, se as empresas não gerenciam o processo corretamente, isso pode resultar em falhas nas iniciativas.
"Várias organizações estão adotando as tecnologias de BPM sem aplicar as disciplinas de BPM por meio do centro de competência do processo de negócio [BPCC] e descobrem que seus esforços foram em vão por não entregar os resultados prometidos, e as suas iniciativas de BPM posteriormente serão dissolvidas", afirmou Elise Olding, diretora de pesquisa do Gartner.
Organizações que planejam recursos e esforços para estabelecer e evoluir o BPCC serão capazes de obter resultados em seus projetos de BPM transformacional no prazo de seis a 12 meses. Já aquelas que não estabelecem um BPCC ficam com seus esforços de BPM estagnados no nível de projeto, com a entrega de resultados pífios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.