Publicidade on-line deve superar anúncios na TV até 2012, indica estudo

0

A publicidade pela internet já representa atualmente 10% dos gastos totais dos anunciantes com propaganda em todo o mundo. No ano passado, o crescimento dos anúncios na web foi de 11,8%, contra um decréscimo de 4% nas mídias tradicionais, segundo dados da IDC.
A expansão da publicidade na internet é tão avassaladora que a empresa de pesquisa estima que está deverá superar a TV em anúncios até 2012.
Neste ano, a web deve faturar US$ 106 milhões com publicidade, um aumento entre 15% e 20% na comparação com o ano passado. Já o mercado de anúncios em vídeo tende a evoluir 50% ao ano nos próximos quatro anos e atingir cifra de US$ 3,8 bilhões, contra US$ 500 milhões em 2007.
Segundo Alexandre Campos, consultor da IDC Brasil, nesse contexto, as redes sociais surgem como um grande potencial para as empresas aumentarem as receitas com publicidade. O analista observa que a massa de conteúdo gerado pelo usuário não para de crescer e que 90% das informações serão não-estruturadas, ou seja, posts em blogs, vídeos no YouTube e comentários em redes sociais.
"Todas essas informações impactam as empresas. Por isso, elas têm de trabalhar para classificar e gerenciar essas informações e utilizá-las para definir publicos-alvo e direcionar a publicidade", observa Campos, que participou do nesta quarta-feira, 18, do Web Expo Forum, evento promovido pelas revistas TI INSIDE, TELETIME E TELA VIVA, que acontece até esta quinta-feira, 19, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.
O analista frisa ainda que a web 2.0 e a colaboração aumentam a produtividade das empresas, que têm um grande potencial de migrar as aplicações corporativas para redes socias. "Conhecer o cliente e estreitar a relação com ele é fundamental para as empresas melhorarem o atendimento e aumentar as vendas", afirma Campos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.