O UOL pretende lançar no próximo mês um ATA (terminal que conecta um telefone à rede banda larga para realizar chamadas VoIP) para estimular o uso do seu serviço de telefonia IP. Gil Torquato, diretor corporativo e de relações institucionais do portal, afirma que os usuários ainda estão habituados a usar um aparelho para fazer as ligações e que o lançamento do terminal deve aumentar o uso do serviço do portal, já que se elimina a necessidade do computador.
"O usuário quer ter o telefone, quer ter a sensação do telefone", diz Torquato. O UOL vai vender o produto pelo site e entregá-lo na casa do cliente.
Receita
O executivo participou do Web Expo Forum que acontece até quinta-feira, 19, em São Paulo. Durante o seminário, que tratou entre outras coisas de como os portais podem gerar receita com as possibilidades da Web 2.0, ele disse que o grande desafio ainda é encontrar um modelo de negócio que substitua os modelos tradicionais que financiam os grupos de comunicação. A maior parte da receita do UOL ainda é oriunda das assinaturas, muito embora o portal tenha se dedicado cada vez mais em aumentar a receita com publicidade. De acordo com Torquato hoje cerca de 75% da receita do portal vem de assinatura paga pelos usuários.
- Telefonia fixa