Sites que possuem muito conteúdo tem uma principal preocupação: oferecer uma busca relevante aos usuários. Com muitas informações, é imprescindível que o internauta recorra à caixinha de pesquisa para encontrar o que precisa. Por isso, é preciso investir em soluções que entregam esses dados em poucos segundos. A principal é o Google Site Search (GSS).
O produto funciona na nuvem e leva a lógica do Google para a página da organização.
Veja um passo a passo de como ele funciona:
1 – Instalação simples e rápida
Por estar na nuvem, o GSS é hospedado pela própria gigante da web. Sua instalação leva em média um dia de trabalho. Assim, ele possui um baixo custo de implantação e dispensa a instalação de hardware adicional, reduzindo o TCO (custo total de propriedade, em inglês). Por fim, a companhia ainda se beneficia das inovações e atualizações no momento em que são lançadas, sem esforços adicionais para o upgrade.
2 – Uso eficiente
Basta digitar as palavras-chave para encontrar informações relevantes em segundos. Com a lógica do Google, todos os usuários sabem utilizar a solução dentro do site sem conhecimento prévio. Além disso, o produto tem outras funcionalidades para facilitar a navegação e o uso, como a exclusão de anúncios no entorno dos resultados (aumentando a chance da pessoa permanecer mais tempo na página), o uso de sinônimos para apresentar os documentos e a garantia de que a velocidade se mantém mesmo em caso de aumento no volume de dados trabalhados.
3 – Integrações
O Google Site Search possui uma fácil integração com os resultados da busca em formato XML, o que dá flexibilidade à customização da apresentação dos dados. Além disso, é possível vincular com o Google Analytics para obter controle completo dos pageviews, consultas de pesquisa e conversões da procura em vendas, entendendo de forma detalhada como os visitantes estão usando o canal online e melhorando a experiência.
4 – Resultados excelentes
Com uma busca eficiente no site, a empresa consegue maximizar o ROI do portal e diminuir o custo e tempo de atendimento de um call center. O cliente não entra em contato com o SAC por telefone para tirar dúvidas porque encontra rapidamente o que precisa no site. Além disso, é possível gerar leads através da exibição de promoções e produtos na página de resultados, sempre de acordo com os termos buscados, direcionar conteúdos relevantes aos clientes e analisar a demanda que as informações e/ou produtos possuem.
Rafael Cichini, CEO da Just Digital e presidente da Associação Drupal Brasil.