ESG, IoT e eficiência energética: uma aliança que dá certo

0

Muito tem sido falado sobre ESG, sigla em inglês para os aspectos ambientais, sociais e de governança. Alguns céticos podem ainda acreditar que seja apenas a onda do momento, mas até mesmo esses devem levar em consideração que, quando a "moda" é benéfica, ela também é uma chance de evolução. Neste caso, isso envolve aproveitarmos a oportunidade para aliar três aspectos que podem e devem ser complementares: meio ambiente, tecnologia e inovação. Na frente de eficiência energética, essa aliança pode ser especialmente positiva.

De acordo com o Balanço Energético Nacional de 2020, 64,9% da energia no Brasil foi gerada a partir de hidrelétricas, enquanto combustíveis fósseis representaram 14,3%. Desse modo, ao estimular a redução do consumo de energia, temos também impacto direto na redução do consumo de água e combustíveis fósseis. Frente a esse objetivo, as possibilidades da união entre tecnologia e inovação em prol da geração de eficiência energética nas empresas são extensas, navegando por tecnologias já consolidadas no mercado e aquelas que ainda estão sendo testadas.

Além dos incentivos que visam alcançar cada vez mais a geração de energia por meio de fontes limpas, como a solar e a eólica, no âmbito corporativo a busca pela eficiência energética conta com uma grande aliada capaz de gerar ganhos significativos para as empresas e o meio ambiente: a Internet das Coisas (IoT). Essa tecnologia torna possível o monitoramento em tempo real de qualquer lugar do mundo, possibilitando a tomada de decisões e ações fundamentadas em dados.

Sabe-se que o consumo de energia com equipamentos de aquecimento, ventilação e condicionamento de ar, por exemplo, pode chegar a mais de 50% do consumo total de energia de prédios não residenciais, como hospitais, shoppings, escritórios, entre outros*. Imagine a seguinte situação: após o fechamento do escritório, um ar-condicionado ficou ligado. Esse gasto de energia poderia ser facilmente solucionado com IoT, já que seria possível desligar o aparelho remotamente.

Contudo, a Internet das Coisas não se restringe apenas a ligar ou desligar equipamentos. Ao capturar dados em tempo real e centralizá-los em uma plataforma, todas as decisões podem ser tomadas de um mesmo lugar para controlar os ambientes monitorados, desde escritórios, salas e até mesmo fábricas. Além disso, podemos utilizar inteligência artificial e machine learning para atuar nos equipamentos, buscando aumentar a eficiência a todo instante, com impacto direto na redução de custos e de danos ambientais. Alguns casos de uso apontam uma redução no consumo de energia de até 40% utilizando Internet das Coisas e inteligência artificial.

O potencial de utilização de soluções em IoT é imenso, porém não é livre de desafios. Um exemplo é que, para que esses dados sejam entregues praticamente em tempo real e gerem o benefício esperado, faz-se necessária uma boa qualidade de conexão, seja por rede física ou conectividade móvel. Em adição, outro desafio enfrentado pelas empresas que fornecem soluções em IoT é o machine learning, muito visto em conceito, mas nem sempre aplicado na prática. Com a entrega do valor esperado, precisamos de um volume de dados considerável para a atuação inteligente das aplicações.

Mesmo diante dessas questões, é inegável que o saldo da utilização de soluções em IoT seja positivo para a melhoria da eficiência energética. A partir da gestão e do monitoramento, elas proporcionarão decisões e ações preventivas baseadas em dados – unindo a tecnologia e a inovação a favor dos negócios e do meio ambiente.

Mayara Omena, product owner) e Rodrigo Barreto, engenheiro de Soluções do Brain, Centro de inovação fundado pela Algar Telecom.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.