Secretaria de Fazenda de Minas migra serviços para a web

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A Secretaria de Fazenda do Estado de Minas iniciou uma nova fase no atendimento ao público, migrando a maioria dos serviços que antes eram oferecidos em balcão, para a web. Desde que foi implementado o portal de serviços, há pouco mais de seis meses, a secretaria já registra uma média de 40 mil acessos diários, realizados por cidadãos de todo o Estado de Minas Gerais e do restante do país para obter a inscrição estadual, guias para pagamento de tributos, autorização para emissão de nota fiscal, certidão negativa, informações sobre leis, normas, regulamentos, impostos, taxas estaduais, entre outros serviços.

Para atender a crescente demanda de acessos ao portal, a secretaria adotou um conjunto de soluções, que foi implementado pela operadora de telefonia CTBC em parceria com a Radware, fornecedora israelense de soluções de integração para aplicações de rede IP. As soluções consistem de novas conexões IP e duas unidades do LinkProof Application Switching, para balanceamento de rede e prevenção de falhas. A rede IP da secretaria interliga um total de 6 mil funcionários, alguns situados em escritórios de representação nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro e conectados diretamente ao escritório de Minas Gerais.

Anteriormente, o órgão contava com apenas um link para a conexão web. Com essa estrutura, o site ficava vulnerável a falhas como, por exemplo, quedas resultantes de rompimento de fibra óptica ou falha de equipamentos. Esses problemas foram resolvidos com conexões de internet adicionais e de backup. ?A área de TI da secretaria precisava aliar praticidade e confiabilidade e era imprescindível que a segunda conexão fosse complementar à primeira, utilizando um balanceamento de carga entre os dois links simultaneamente?, enfatiza Roberto Ulisses Marques, gerente de políticas e padrões da diretoria de administração de infra-estrutura da Superintendência de Planejamento e Informática, responsável por toda área de tecnologia da informação e comunicação (TIC) da secretaria.

O LinkProof, segundo Marques, permite a utilização simultânea e otimizada de distintos provedores de acesso (ISPs), funcionando como uma solução front-end com capacidade de 100 Mbps (megabits por segundo). O produto monitora o desempenho dos provedores e direciona os acessos para evitar sobrecarga dos links. Dessa forma, prioriza o tráfego pelo provedor que apresenta o melhor tempo de resposta. ?Hoje, temos a tranqüilidade de contar com o site disponível 24 x 7, todos os dias do ano, e a certeza de que fizemos um bom investimento. A estrutura anterior, que apresentava apenas um link de 10 Mbps e sem nenhuma solução de redundância, tinha um custo semelhante ao que pagamos hoje?, diz Marques. A secretaria está investindo R$ 300 mil, anualmente, com a nova solução.

De acordo com Marques, a diretoria de suporte técnico e produção, a princípio, sugeriu um appliance (solução de hardware e software) que prometia atender às necessidades da empresa. ?Em virtude do processo de licitação, passamos a pesquisar, tanto no Brasil quanto no exterior, alguns casos de sucesso na utilização desse tipo de tecnologia, bem como outras opções. Avaliamos então, além de dois outros equipamentos, o produto LinkProof, da Radware, e repassamos a informação sobre as soluções avaliadas aos participantes do certame, que optaram por esse switch, totalmente compatível com as nossas necessidades?, diz o gerente.

O produto foi adquirido após processo de licitação, que exigia uma solução completa de conexão à internet mais equipamento de balanceamento de rede e prevenção de falhas. O processo teve participação de vários fornecedores de serviços de telecomunicações, dos quais a CTBC saiu vencedora, em conjunto com a Radware.

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