Terceirização de TI deve atingir US$ 3,3 bi em 2012 no país, indica estudo

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O setor brasileiro de serviços de outsourcing de infra-estrutura de TI registrou receita de US$ 1,1 bilhão no ano passado e deve chegar a US$ 3,3 bilhões em 2012, de acordo com estudo divulgado pela Frost & Sullivan. Essa expansão, segundo a consultoria, decorre das vantagens desse modelo de negócio, que vão além da simples redução de custos operacionais.

?Outro fator que estimula esse mercado é o aumento da demanda das médias empresas, que se têm tornado alvo dos fornecedores de terceirização, principalmente com a adoção de serviços como co-location e hospedagem compartilhada e dedicada?, observa Marcelo Kawanami, analistas de pesquisas da Frost & Sullivan.

O analista enfatiza, ainda, que a introdução de redes de comunicação abertas e a possibilidade das empresas administrarem e manterem remotamente recursos e aplicações devem impulsionar o mercado de terceirização da infra-estrutura de TI. "Obviamente, a terceirização de TI também proporciona uma redução das despesas operacionais, já que elimina a necessidade de altos investimentos iniciais em equipamentos tecnológicos e pessoal técnico qualificado, no acesso a tecnologias de ponta, entre outros?, diz Kawanami.

O estudo da Frost & Sullivan aponta que esse cenário está gerando receitas substanciais às empresas de outsourcing e, ao mesmo tempo, contribuindo para a melhoria dos serviços, já que os clientes têm tido expectativas mais elevadas e exigem resultados substanciais de seus projetos, em termos de eficiência e redução de custos. ?Porém, convencer um potencial cliente a confiar em uma provedora terceirizada para que cuide de informações internas vitais e confidenciais é um dos maiores desafios que as provedoras de serviços têm de enfrentar?, observa Kawanami.

A Frost & Sullivan diz que ao contratar uma fornecedora de serviços de terceirização de infra-estrutura de TI, os clientes levam em consideração principalmente a qualidade dos serviços, a capacidade de cumprir os acordos de nível de serviço (SLAs), a confiabilidade e os casos de sucesso no mercado.

?A concorrência nesse mercado cresceu devido à presença de muitos participantes com carteiras de serviços diversificadas?, explica Kawanami. ?Assim, as empresas de terceirização de TI buscam obter contratos completos de ponta a ponta, combinando serviços com margem alta para superar a deflação de preços do mercado.?

Segundo o estudo, os setores mais avançados na terceirização são o financeiro, de telecomunicações e governamental. Nos próximos anos, porém, devido às regulamentações, esses setores devem adotar novas soluções de outsourcing. Da mesma forma, outros grandes mercados verticais como os de varejo e empresas de seguro saúde também tendem a ser clientes importantes desse segmento. "Na medida em que serviços básicos como co-location e hospedagem forem se tornado ?comoditizados?, os serviços de administração de redes provavelmente continuarão a captar clientes, juntamente com o crescimento gradual da adoção de serviços de armazenamento, disaster recovery e business continuity, especialmente entre as companhias com processos mais críticos", finaliza Kawanami.

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