Data centers da Apple e Amazon são movidos por energia suja, acusa Greenpeace

0

O Greenpeace divulgou um estudo intitulado "Quão limpa é sua nuvem?", no qual diz que empresas como a Apple, Amazon e Microsoft persistem em construir data centers movidos por energia suja, como carvão e energia nuclear. Por outro lado, o relatório afirma que o Google, Yahoo e Facebook priorizam estratégias de crescimento em nuvem baseadas no uso de energia renovável. O estudo avalia como as empresas administram a nuvem, ou seja, os recursos de seus data centers. Por razões de custo e espaço, essas companhias desenvolvem grandes servidores ou terceirizam os serviços, às vezes situados em outros países.

A Apple recebeu uma insuficiente nota "D" pela eficiência energética em seus data centers. Entre as 14 empresas analisadas, ela é apontada como a única em que o carvão é responsável por mais da metade da energia consumida por seus data centers (55,1%), com índice de energia limpa de apenas 15,3%. No caso da Amazon, este índice é de 13,5% e da Microsoft, de 13,9%. Já o Yahoo apresenta o maior índice de energia verde (56,4%). O Google e o Facebook aparecem com 39,4% e 36,4% nesse quesito, respectivamente.

"Quando as pessoas ao redor do mundo compartilham suas músicas ou fotos na nuvem, elas querem saber se a nuvem é alimentada por energia limpa e segura. No entanto, empresas altamente inovadoras e lucrativas como a Apple, Amazon e Microsoft estão construindo data centers movidos a carvão e agindo como seus clientes não soubessem de nada ou não se importassem. Eles estão errados", afirmou o analista do Greenpeace, Gary Cook.

À imprensa internacional, a Apple rebateu as acusações do relatório e disse que um novo centro de dados, que será construído na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, vai produzir 20 megawatts em plena capacidade e fará com que 60% de sua energia tenha origem renovável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.