Com a utilização de Business Intelligence, o setor agrícola consegue identificar processos que não estão gerando o resultado esperado, comparar com os padrões desejados e agir de forma antecipada para garantir uma maior produtividade, além de redução de custos que uma solução tecnológica proporciona. Nesse contexto, a El Tejar, um dos principais produtores de commodities agrícolas da América do Sul, que tem foco principalmente na produção e comercialização de commodities agrícolas, investiu na Plataforma Qlik para aprimorar o seu processo decisório.
A empresa com sede Mato Grosso e escritório corporativo em São Paulo utiliza a plataforma Qlik para armazenagem de informações legadas e no desenvolvimento de painéis de controle em seu software de gestão empresarial, no caso o SAP. Todos os níveis gerenciais acessam os painéis Qlik no dia a dia, para a tomada de decisões. "Decisões operacionais e mesmo estratégicas são apoiadas por informações que residem no BI da Qlik", pontua Pablo Gómez, coordenador de Business Intelligence da El Tejar.
Um cenário que exemplifica a atuação do Qlik se dá na área de compras da companhia, que tinha dificuldade em acompanhar o volume de requisições, pedidos de compras e notas fiscais atribuídas. "Com o painel de compras que temos no BI, posso detectar imediatamente divergências e sugerir cursos de ação e melhorias para os problemas que já tínhamos – já solucionados – e fazer perguntas diretamente no painel", explica Célio Silva, gerente de Compras / Manutenção e Infraestrutura da El Tejar.
Silva comenta ainda sobre o desempenho da ferramenta no dia a dia da equipe; "Eu gosto de dizer que os meus relatórios de BI conversam comigo. Eu só preciso fazer as seleções adequadas para saber o que está acontecendo".
"Temos o compromisso de levar tecnologia de ponta ao nosso cliente, apoiando a expansão dos negócios de cada um deles. Ver que a El Tejar obtém retorno com as soluções Qlik é extremamente gratificante para nós da Toccato. No caso deste cliente, destaco também a importância do trabalho que a El Tejar vem fazendo e a sinergia e proximidade com nossa revenda Orange Fox, faz toda diferença para os ganhos e resultados da organização", finaliza Leonardo Farah, CEO da Toccato.