Flexível: uma pista sobre o "novo profissional"

0

Por toda parte se fala do "novo profissional". Sobretudo nas áreas relacionadas à Tecnologia da Informação, onde a formação do profissional requisitado sempre corre atrás do mercado adiantado, é divertido perceber como alguns gurus se inflam ao dizer "o novo profissional será isso, será aquilo". Infelizmente, toda referência parece se resumir a uma projeção do futuro, o anúncio do que está por vir. Mas, não. O novo profissional não está por vir. Ele já existe. Entre nós já há alguns seres – de acordo com o nosso tempo de janelas abertas no computador e visões multimídias – altamente adaptados às narrativas sem linearidade. O novo profissional é um visionário eternamente inacabado cuja maior virtude é a flexibilidade.

Marca maior da primeira década desse novo milênio, nunca houve tamanha demanda por adaptação no trabalho e na vida social. A participação e a interação com novas tecnologias e modos de vida não são mais apenas convites, são exigências. Mas, de onde vem a exigência da flexibilidade? Lembre-se: a história humana é a história da sobrevivência. Não estaríamos aqui hoje, sobreviventes, se nossos antepassados, entre outras características, não tivessem sido flexíveis em seus tempos, modelos e modos de produção. Na era industrial, por exemplo, nada melhor do que o trabalhador com comportamento linear e previsível. Nas linhas de produção repetitivas, a mão-de-obra mais coerente era a de batalhões de pessoas metódicas, sem desvios e programadas para procedimentos programados. Mas, na sociedade do conhecimento, a nossa, a da internet, a das múltiplas redes, em que plataformas e interações invadem vida e trabalho, os projetos estarão determinados? Há começo, meio e fim, como nos mais tradicionais roteiros de filmes?

Jamais compramos tanto em lojas virtuais. Jamais reservamos shows e nos comunicamos com câmeras. As mensagens são enviadas e recebidas por diversas plataformas que se reconhecem. Jamais abrimos tantas janelas e viajamos por tantos links que são verdadeiros desvios nos trilhos virtuais da nossa navegação. Com velocidade e atalhos em excesso, organizar a vida, selecionar informações e processar conhecimento são desafios gigantescos. Nesse emaranhado que é o mundo de hoje, a constante mudança é essencial. Quando esbarro com pessoas com alto índice de flexibilidade, sempre encontro os profissionais contemporâneos completos, mais bem humorados e melhor remunerados no longo prazo.

Dizer que o novo profissional é o que possui flexibilidade não quer dizer que as empresas devem dispensar o planejamento. O profissional flexível ainda é aquele, com a cara dos nossos tempos, capaz de respeitar o "manual", o procedimento. Mas, como o melhor dos sobreviventes, ele alia a sua capacitação à qualidade de ser altamente autêntico e seguro em improvisar, forjar e manejar as possibilidades que surgem nos imprevistos. Aliás, só quem é flexível enxerga as possibilidades surgidas nas situações que fogem dos procedimentos pré-estabelecidos.

Outro equívoco maior é acreditar que a flexibilidade é qualidade inata. Pelo contrário. No início disse que o novo profissional é alguém inacabado, exatamente porque só o inacabado é flexível, "pronto" apenas para o novo. Elaboramos um assessment e testes específicos para a flexibilidade porque avaliar uma pessoa não significa somente dizer o que ela é, mas indicar o que pode ser e como ser. Como se não bastasse, já aprendemos que ser flexível não é virtude presenteada, é qualidade desenvolvida. É questão de escolha entre ser o novo ou o velho profissional.

Dra. Claudia Riecken, CEO da Quantum Assessment

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.