Compromisso com a sustentabilidade: O papel das clínicas e hospitais na causa ambiental

0

Em um mundo no qual a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade estão em constante crescimento, é crucial que todas as áreas da sociedade se envolvam na adoção de práticas mais conscientes e responsáveis. Isso inclui, sem dúvida, o setor de saúde, especialmente clínicas e ambientes hospitalares, que desempenham um papel vital no cuidado e na recuperação de indivíduos.

Contar com medidas de apoio a causas sustentáveis em clínicas e ambientes hospitalares vai além de uma tendência atual. É uma necessidade urgente e uma responsabilidade ética. A saúde e o meio ambiente estão intrinsecamente ligados e ações irresponsáveis podem ter consequências diretas e indiretas na qualidade de vida das pessoas.

Para Éber Feltrim, especialista e consultor de negócios na área da saúde e CEO da SIS Consultoria, existem maneiras para promover a conscientização ambiental entre os colaboradores de clínicas e hospitais, incentivando-os a adotar práticas mais sustentáveis. "Na SIS, por exemplo, temos o 'Projeto Sustente Esta Ideia', que tem o objetivo de promover o cuidado com o ambiente em que vivemos em busca de uma maior preservação do nosso planeta. Queremos despertar na população, nas crianças e em nós mesmos, entendimento sobre a importância ambiental e como é fundamental ser uma empresa socialmente responsável, realizando ações em busca de um mundo melhor", relata.

Além de receber benefícios fiscais e atrair consumidores que tenham um propósito ambiental, Feltrim aponta que clínicas e hospitais podem ser beneficiados financeiramente ao adotar práticas sustentáveis. "Uma pesquisa realizada pela McKinsey sobre negócios e sustentabilidade, constatou que 33% das empresas que estavam integrando práticas sustentáveis para melhorar a eficiência conseguiram reduzir seus custos operacionais. Isso porque, além de reforçar e melhorar a imagem da marca, fornecendo às clínicas e hospitais uma vantagem competitiva, esse tipo de movimentação minimiza os gastos e aumenta a produtividade. Vale mencionar ainda que as práticas sustentáveis são um atrativo para novos investidores e melhora a retenção de colaboradores", pontua.

Entre as principais práticas sustentáveis que podem ser implementadas na gestão de clínicas e hospitais estão:

  • Contar com um sistema de gestão de resíduos;
  • Implementar práticas de coleta seletiva;
  • Reduzir o consumo de papel, imprimindo somente o necessário;
  • Reciclar e reutilizar resíduos, principalmente materiais eletrônicos, que costumam ser descartados em lixo comum;
  • Eliminar desperdícios de matéria-prima e energia.

De acordo com o CEO da SIS Consultoria, o principal desafio ao adotar medidas mais sustentáveis é a mudança de paradigma. "Quando, por exemplo, implementamos uma cultura paperless em uma clínica que sempre utilizou papéis para a realização de qualquer procedimento, é comum que os colaboradores não se acostumem do dia para a noite. Por isso, contar com uma equipe comprometida e engajada faz toda a diferença para essa mudança de cultura, auxiliando na adoção dessas práticas", finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.