Gartner: Sete maneiras de reduzir custos com data center

0

Existem inúmeras maneiras das empresas cortarem gastos e ainda se manterem produtivas, segundo estudo do Gartner, que publicou nesta quinta-feira, 18, uma lista de sete passos que as companhias devem seguir para reduzir os custos como data center frente à crise econômica mundial.
De acordo com Rakesh Kumah, vice-presidente sênior de pesquisas da consultoria, o maior desafio para as empresas é manter os custos em níveis baixos e oferecer cada vez mais serviços para os clientes.
O Gartner considera que a racionalização do uso do hardware é uma das medidas mais importantes, pois resulta numa economia de até US$ 400 por ano e numa redução de 5% a 10% nos gastos com hardware. Consolidar os sites dos data centers também é um atitude muito importante a ser tomada pelas empresas, pois acaba com o gasto de manutenção de vários sites e acaba com a redundância de certas informações.
Controlar os gastos com energia é considerado importante pela consultoria, principalmente num cenário no qual as companhias têm gasto cada vez mais com energia usada para o resfriamento de hardware. Como alternativa, é aconselhado que elas deixem a temperatura de seus equipamentos em cerca de 24 graus e utilizem mais o resfriamento do ambiente, de forma a reduzir o consumo de energia elétrica e, portanto, os gastos.
Outra despesa importante que o Gartner considera que deve ser revista são os contratos, tanto os de serviço quanto os com os funcionários. Com os serviços, os executivos devem rever todos os custos de forma a aniquilar aquilo que não é essencial para a empresa naquele momento, e quanto aos funcionários, a consultoria sugere que todas as funções sejam bem analisadas, de forma a aproveitar melhor toda a mão-de- obra. O Gartner também sugere a preferência por países nos quais a força de trabalho é barata, como Índia, Brasil, Polônia e Romênia.
Como solução final, a consultoria aposta na virtualização de todo o hardware, como forma de reduzir os custos com depreciação dos ativos da empresa e com a manutenção e energia. Apesar dos custos com implantação, o Gartner estima que em dois anos esses gastos serão recuperados e seja economizado 82% com energia e o espaço físico seja ampliado em até 86%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.