Como a tecnologia nos permitirá ver muito mais da Copa do Mundo

0

Muita coisa mudou no mundo durante os últimos quatro anos, mas algumas permanecem iguais. O futebol ainda é o esporte mais popular do mundo e sua audiência cresce a cada dia. A final da Copa do Mundo de 2010 foi transmitida por 245 canais de televisão, em 204 países diferentes e foi vista por mais de um bilhão e meio de pessoas. Mas uma coisa certamente vai mudar durante o próximo mundial, fazendo com que possamos ver a Copa com muito mais detalhes: a tecnologia.

Há quatro anos as redes sociais já existiam, assim como os tablets e smartphones. Porém, hoje em dia a base de usuários do Facebook é muito maior e as pessoas não pensam duas vezes antes de compartilhar vídeos e fotos em alta resolução, gráficos e dados em tempo real. Esse aumento da conectividade mudou a cara do esporte desde o último mundial. Temos visto a adoção do GPS, ferramentas de visualização de dados e "game casts", que fornecem estatísticas e análises de jogos incrivelmente detalhadas.

O acesso a essas experiências é permitido por meio das conexões com fontes de dados disponibilizados via aplicativos móveis e alimentado por interfaces de programação de aplicativos (Application Programming Interfaces – APIs). O beisebol foi possivelmente o primeiro esporte a divulgar dados de jogos em tempo real via APIs em grande escala. A Major League Baseball (MLB) oferece detalhes minuciosos sobre jogos e jogadores por meio de seu aplicativo móvel MLB.

A ESPN e outros canais de televisão também mantêm aplicativos que oferecem informações e estatísticas de jogadores e equipes de beisebol. Assim os fãs podem assistir ao jogo na TV ou nas arquibancadas, e ao mesmo tempo discutir com seus amigos do Twitter sobre a qualidade do jogador, jogadas e substituições, utilizando dados que recebem pelos aplicativos.

Em outubro de 2013, a National Basketball Association (NBA) aumentou a aposta de tecnologia com a introdução da rede SportVU em toda a liga. A plataforma traz seis câmeras em cada quadra, que se conectam por meio de software e monitoraram os dez jogadores e a bola. A STATS é a companhia por trás do SportVU, que entrega os dados que as câmeras coletam aos celulares dos espectadores por meio das direções das APIs e interfaces. Assim, os fãs podem ter informações diversas, como quais jogadores são melhores em determinadas configurações da quadra, quantos rebotes foram feitos e quantos foram perdidos, e os dribles feitos depois que o jogador pegou a bola.

Essa tecnologia também foi utilizada na Copa América de Vela 2013, que até então era conhecida por ser um evento restrito. Ano passado, a corrida foi aberta a todos, e os desenvolvedores de Android e IOS aproveitaram a disponibilidade de acesso aos dados para criar aplicativos que permitiram aos espectadores marcar a posição dos barcos em tempo real, assim como controlar marcas e penalidades. As APIs também alimentaram os dados que complementaram as transmissões gerais da competição, como a velocidade do vento, as linhas de frente e de trás e outros elementos gráficos sobre as imagens da corrida.

Se a tecnologia das APIs já encontrou o seu lugar em esportes como beisebol, basquete e vela, não há dúvida de que vai influenciar a forma como veremos a próxima Copa do Mundo de futebol. Este ano, a FIFA terá à sua disposição a capacidade tecnológica para fornecer mais dados do que nunca sobre equipes, jogadores, assistências, desarmes, notícias de última hora e todos os aspectos do evento.

Os fãs poderão acompanhar as estatísticas de uma maneira que não poderiam ter imaginado há quatro anos, e a perspectiva de poder mergulhar muito mais fundo no esporte é emocionante. Muitos torcedores acompanharão os resultados da Copa pelos dispositivos móveis, e a transmissão de dados via API significa que eles não perderão um único chute.

A Copa do Mundo é um grande evento, não importa quanta tecnologia seja empregada nela. É um show que conecta pessoas no mundo inteiro. Mas esse ano o torneio pode ser bem maior, por causa da tecnologia. Imagine a proximidade que as pessoas podem sentir e como isso pode nos unir em torno de um interesse comum. E imagine o conhecimento futebolístico que você pode acumular! Então, em quantas telas você estará conectado durante a Copa do Mundo?

Mark O'Neill, vice-presidente de Inovação da Axway

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.