IDC: Brasil está atrasado na telefonia IP

0

O Brasil conta atualmente com pouco mais de 800 mil ramais IP em contrapartida a um número de ramais TDM dezenas de vezes superior, o que coloca o país entre os mais atrasados da América Latina no uso da tecnologia IP, segundo estudo recente da IDC Brasil.

Um pouco mais distante das comunicações unificadas, o IP Enabled tem sido o caminho das empresas brasileiras ao elegerem uma tecnologia intermediária entre o PABX digital e a telefonia IP.

Segundo Vinícius Caetano, analista de telecom da IDC Brasil e responsável pelo estudo intitulado "TDM IP Inventory and Migration s2008", o PABX IP Enabled além de reduzir custos com telefonia é um sistema mais barato e fácil de implementar. Mas ele observa que isso torna o processo de migração para o IP puro mais lento e mais custoso, e impede que as empresas brasileiras desfrutem dos benefícios das comunicações unificadas.

A tecnologia é típica do Brasil, já que os fabricantes de equipamentos de telefonia locais tem como foco o mercado nacional, aponta o relatório da IDC, diferente de países como o México, por exemplo, onde esses fabricantes locais inexistem, as empresas migraram do padrão TDM diretamente ao IP, sem se atrasarem com o IP Enabled.

O analista afirma que para se manterem competitivas, as companhias nacionais terão que se render ao valor do IP, mesmo considerando que o alto valor dos terminais IP, que custam em média US$ 200, ainda impede que as empresas migrem seus sistemas de telefonia completamente para o IP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.