Prestes a realizar sua oferta inicial publica de ações (IPO, na sigla em inglês), na qual deve levantar mais de US$ 20 bilhões, o gigante chinês do comércio eletrônico Alibaba, tem firmado nos últimos meses, acordos com governos e fornecedores de logística fora da China para atrair mais comerciantes estrangeiros ao seu negócio online.
A mais recente parceria neste sentido foi anunciada pela companhia nesta sexta-feira, 18, com os Correios, do Brasil, para ajudar as pequenas empresas do país a vender seus produtos na China através de sites do Alibaba, usando seu sistema de pagamento eletrônico Alipay.
Segundo informa o The Wall Street Journal, a parceria com os Correios é uma tentativa de tornar mais empresas brasileiras cliente dos serviços do Alibaba. Do ponto de vista do governo brasileiro, o Alibaba pode fornecer às empresas locais com melhor acesso ao vasto mercado consumidor da China. A empresa de e-commerce disse que vai trabalhar com os Correios para melhorar os procedimentos de logística entre o Brasil e a China, sem fornecer mais detalhes.
Em maio, o Alibaba também anunciou um investimento de US$ 249 milhões na aquisição de 10,4% de participação na Singapore Post (SingPost), administradora dos serviços postais de Cingapura, como forma de expandir seu negócio de logística e ingressar em novos mercados no exterior.